São anos de muito trabalho para entender como uma empresa funciona igual uma engrenagem, na qual todas as áreas precisam funcionar alinhadas e ao mesmo tempo para tudo caminhar ordenadamente. Além disso, existem diversos outros aprendizados valiosos compartilhados por quem já tem mais vivências no mercado.
Filipe Colombo, CEO da Anjo Tintas e autor do livro Gestão Profissional na Prática (Editora Gente), detalha abaixo lições como empresário, valiosas para quem tem ou planeja fundar sua própria companhia. Veja:
1. Separe as contas de pessoa jurídica e física
Mesmo se o projeto for pequeno, essa prática deve ser adotada já no início da gestão. As contas pessoais devem ser separadas das da empresa. “Entenda: como profissional ou empreendedor, deve se sustentar com seu salário, previamente estipulado e segundo a realidade da entidade (ele entra como despesa) e o lucro deve ser reinvestido para sustentar o crescimento corporativo. Seu pagamento não é o lucro obtido no fim do mês. Somente assim, será possível crescer de modo saudável e, em vez de trabalhar para seu negócio, ele fará isso para você. Será possível ganhar mais dinheiro como consequência disso”, explica.
2. Marketing é (quase) tudo!
Sua empreitada só existe porque tem público interessado. Use isso a seu favor. “Hoje, ninguém compra algo apenas ouvindo um vizinho ou familiar, sem fazer uma pesquisa mais aprofundada. Agora, antes de adquirir um serviço ou produto, a pessoa busca na Internet para verificar a opinião dos outros usuários. De acordo com as avaliações encontradas, toma sua decisão. Por isso, é crucial, como gestor, entender da jornada do consumidor”.
Não menospreze a força de um post ou de uma opinião no Instagram ou no Facebook ou uma mensagem de WhatsApp ou Telegram. Imagine se um vídeo de um cliente emocionado com a experiência tida com sua marca se torne viral? É bem provável ter um crescimento antes inimaginável com apenas uma publicação. Por isso, incentive a interação com a sua marca nas redes sociais. Você sentirá no dia a dia a diferença.
3. Cuide bem da imagem pessoal
A aparência é seu primeiro cartão de visitas, faz parte de seu marketing pessoal. Vista-se adequadamente e tenha cuidado com as atitudes. “Hoje, somos monitorados em todos os locais (inclusive nas redes sociais). Se tiver boa imagem e trabalhar de forma correta, o público falará bem de você, o indicará para novos negócios e tudo isso de maneira gratuita.
Isso vale também a nível de um profissional com desejo de se destacar. Não se trata de ser bonito ou preencher um padrão estético da sociedade, mas sim de transmitir segurança e confiança com a impostação e o jeito de falar. Talita Silva, estagiária de administração, busca sempre se atentar a isso em qualquer circunstância. “A primeira impressão é muito importante, então sempre me policio quanto a isso”, conta.
Para ela, se trata, inclusive, de uma questão de adaptabilidade. “Eu gosto de atuar em instituições mais modernas, então com visuais mais despojados. Porém, se eu fizesse estágio em uma organização tradicional, precisaria mudar de postura”, complementa a universitária.
4. Estabeleça metas
Só existe uma maneira de se preparar para o futuro: pensar estrategicamente - essa deve ser uma das principais características de um CEO. Quem adquire essa capacidade consegue pensar em táticas no longo prazo. “O amanhã é incerto, mas, justamente por isso, o planejamento é essencial. A maioria das pessoas não sabe estabelecer metas, confundem com desejos e vontades. Você precisa aprender a definir planos de curto, médio e longo prazos”, finaliza.
Seguindo essas dicas, fica mais fácil se desenvolver e obter sucesso, independentemente dos passos a serem tomados em sua trajetória.
Você tem o perfil empreendedor?