Cada vez mais é possível observar o rejuvenescimento do mercado de trabalho em todos os setores do país. Com essa realidade, as relações corporativas já não ocorrem mais de maneira tradicional e têm sido transformadas com a implementação de novas tecnologias, gestões mais humanitárias e mentalidades diferentes.
Um bom exemplo desse cenário é a grande quantidade de startups surgindo, as quais aparecem lideradas principalmente pela Geração Y e não se contentam mais com um salário “na média” para se manter em um trabalho como a geração passada. As companhias lideradas por esse grupo costumam ter uma evolução mais acelerada.
Isso pode ser atribuído principalmente à característica inconformista de sua familiaridade com a tecnologia. Além disso, a procura por propósito, a oferta de um ambiente de trabalho muito mais inspirador, com pouca ou nenhuma estrutura hierárquica engessada, são alguns dos aspectos proporcionados.
Essas características contrastam fortemente com o ambiente corporativo ao qual a geração passada estava acostumada. Junto a eles, estão os millennials (Geração Z). Eles vêm ganhando espaço e sendo contratados para somarem forças e transformarem as corporações em um lugar diferenciado.
Porém, o potencial de transformação não se limita apenas ao mercado de trabalho e ao ambiente interno das entidades empregadoras. Qualquer um quando utiliza as soluções “vendidas” por essa juventude se beneficia das vantagens inovadoras e acaba com velhos problemas com os quais tínhamos aprendido a conviver.
Para explicar os benefícios dessas mudanças, Thiago Campaz, CEO da VExpenses, plataforma responsável por automatizar a gestão de despesas e prestação de contas de colaboradores, deu alguns exemplos. Veja:
Implementação de novas ferramentas
Os colaboradores dessa faixa etária estão totalmente ligados com a tecnologia e sua evolução. Por conta disso, ao implementar novas soluções no dia a dia organizacional, raramente apresentarão dificuldades em manusear e aprender. “Vale comentar como a característica multi tarefas faz eles buscarem diariamente desafios na rotina”, explica
Melhora na comunicação interna
Por apresentarem perfil comunicativo, os diálogos são sempre muito bem desenvolvidos. Isso faz a comunicação interna do empreendimento ser de fácil entendimento para ser passada a todos. “É importante, ainda, todos estarem sempre muito bem alinhados e compreenderem o propósito da empresa”
Aumento de inovações na empresa
O grande número de informações e novidades às quais essas gerações têm acesso devido à sua alta conectividade, os torna colaboradores criativos e entusiasmados em aplicar inovações diariamente. “Sempre haverá novas propostas e pontos de melhoria. Em função de tudo isso, eles conseguem acumular muito conhecimento rico, aplicável na proposta de soluções mais rápidas e simples”
Luiza Garcia é um exemplo disso. Atualmente, ela estagia na área de marketing em Ribeirão Preto. “Acho legal como tenho espaço para dar ideias e propor coisas para quem tem mais experiência, porque isso facilita uma troca de aprendizados interessantes para a carreira”, conta.
Para ela, esse contato com colegas de outras idades e a familiaridade com o mundo virtual contribuem para a obtenção de bons resultados na companhia onde atua. “Como sou da área da comunicação, sei da importância desse recurso para tudo. Quando há diálogo e interação entre pessoas diversas, vejo mais chances de sucesso para todos”, finaliza.