O número de pequenos negócios no Brasil está crescendo cada vez mais. Segundo uma pesquisa GEM/Sebrae, o país tem cerca de 20 milhões de organizações. Desse total, quase 70% são representadas por micro e pequenas empresas. Contudo, apesar do grande número de empreendedores, nem todos sabem quais atitudes tomar para crescer de forma sustentável e alcançar o sucesso com maturidade.
Antes mesmo da crise provocada pela pandemia, dados do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística revelaram: mais de 70% das entidades fundadas em território nacional fecham as portas em menos de dez anos de atividade. "Quando expandir? E como? Parecem perguntas simples, mas boa parte dos empresários fica sem saber como pensar quando chega esse momento de reflexão”, expõe Cristiano Rocha, diretor de crédito e cofundador da BizCapital.
Para ele, dentro de um plano de expansão, o empreendedor pode considerar a abertura de novas filiais, o aumento de ofertas de produtos e serviços, a adoção de novos canais de vendas ou recursos tecnológicos, por exemplo. “Porém, para tornar o modelo de negócios mais rentável e evitar atropelos, é preciso se planejar", comenta.
Para ajudar os pequenos empreendedores, Rocha listou sete passos de como criar um plano assertivo para ter bons resultados:
1. Conheça totalmente o seu negócio
É fundamental conhecer todos os números, processos, resultados e particularidades sobre a gestão. Ele precisa entender o fluxo de caixa da empresa, custos fixos e variáveis da operação, planejamento financeiro e orçamentário, margem de lucro e investimentos.
2. Saiba onde você quer chegar
Antes de expandir, o empreendedor precisa saber até onde ele quer alcançar. Assim, será possível traçar o objetivo e os detalhes do caminho a ser percorrido.
3. Elabore um bom planejamento financeiro
Diante de tantas frentes capazes de gerar novos custos, é muito importante fundamentar todos os passos em uma boa estrutura orçamentária e financeira. Assim, será possível crescer de maneira sustentável sem grandes surpresas pelo caminho.
4. Entenda como a economia afeta a sua empresa
É vital compreender como o mercado e a economia brasileira podem impactar nas relações comerciais. Inflação, IPCA, IPP e IGP-M são apenas alguns dos indicadores os quais afetam, desde o custo das matérias-primas até o lucro final na venda de um produto ou serviço. Por isso, acompanhar os índices ajudarão a antecipar ou postergar eventuais ajustes na cadeia produtiva, garantindo o menor impacto possível sobre o funcionamento e a receita obtida.
5. Automatize tarefas
A tecnologia trouxe inúmeros benefícios para o dia a dia. A automatização de tarefas pode ser estratégica para diminuir os erros e retrabalhos, aumentar a agilidade das entregas e baratear o custo de produção, além de gerar uma grande economia de tempo.
6. Invista em marketing digital
Entender como se aproximar, comunicar e chegar no seu cliente por meio de novos canais digitais é um tema importante. Lembre-se de montar a sua estratégia de marketing, investir na presença digital e trabalhar nas suas redes sociais.
7. Tenha o capital necessário para expandir
Para crescer, é preciso muito planejamento, um plano de expansão bem estruturado e capital para fazer todos os investimentos necessários. Na falta de dinheiro para colocar o em prática, o empréstimo PJ pode ser uma boa alternativa. Hoje, com a chegada das fintechs, o processo para solicitar crédito é feito totalmente pelo computador ou celular, de maneira simples, rápida e segura.
Luiza Carvalho, estudante de administração, entrou na faculdade já pensando em planos para o futuro. Ela quer gerenciar uma empresa ou ter seu próprio CNPJ. “Ainda não sei ao certo qual caminho irei seguir, mas em qualquer uma das circunstâncias ter conhecimentos e experiência podem me ajudar”, conta.
Para ela, além da vivência acadêmica, o estágio também é uma ótima “escola”. “Tenho aprendido muita coisa e acho isso fantástico. Me sinto cada dia mais preparada para enfretar os desafios”, completa.