De acordo com pesquisa da Comscore, a penetração dos conteúdos entre os usuários únicos de redes sociais no Brasil atinge um alcance de 97%, o índice mais alto do mundo, ultrapassando países como China, Índia e Estados Unidos. Além disso, os brasileiros ficaram, em média, mais de 47 horas nas redes durante o mês de dezembro, esse tempo só fica apenas alguns minutos atrás do México.
Quantas horas por dia você consome conteúdos digitais?
Para o diretor geral da Comscore, Eduardo Carneiro, 2020 foi marcado pela aceleração digital nos negócios e na sociedade. Já no âmbito das mídias, os usuários ficaram ainda mais engajados e conectados, ávidos por conteúdo e compartilhamento. “Com isso, as redes se apresentam como um cenário próspero para ações de marcas com o desejo de se tornarem relevantes e reconhecidas”, analisa.
O estudo também aponta o Instagram como a plataforma com maior share de ações no último ano, só ele foi responsável por 72% delas em 2020. Em relação à audiência, o Facebook ainda tem maior alcance e concentrou 65% da atenção dos usuários, já o Twitter foi o campeão em conteúdo, com 52% do compartilhamento de posts. Por essa, com certeza, você não esperava!
Outro ponto de destaque na análise é a relevância dos influenciadores digitais na relação com o público. Enquanto marcas e publishers conquistaram a atenção no Facebook e produziram mais conteúdo no Twitter, os formadores de opinião tiveram grande participação no Instagram, chegando a 55% da audiência em relação aos outros meios.
Ademais, o engajamento desses influencers cresceu, em média, 31% em relação a 2019. Os perfis com aumento significativo em engajamento foram os de lifestyle e assuntos gerais (+141%), os de comédia (+93%) e os empreendedores (+78%).
Vá com calma!
Esses resultados mostram tamanha importância dos negócios estarem on-line, atualmente. Abrir um novo negócio não é fácil, ainda mais difícil mantê-lo, sobretudo em tempos de pandemia, quando a economia não ajuda. Contudo, mesmo com os vários desafios, é possível ter sucesso e garantir vida longa às marcas, independentemente do ramo.
Segundo ele, tudo é planejamento e foco. “Esses são os segredos do êxito para qualquer companhia. Todavia, muitas pessoas não se planejam e, diante de uma crise, perdem o controle da situação”, afirma o empresário, Gérlio Figueiredo.
Por isso, o gestor separou cinco dicas de como evitar a falência. Veja:
1 - Não comece nada sem um planejamento
Antes de abrir uma empresa, seja qual for o segmento e tamanho, tenha em mente sua pretensão. Quanto vai investir ou pode se comprometer mensalmente e suas expectativas de resultado. Esse será seu norte.
2 - Identifique os erros
Faça avaliações periódicas e examine os pontos negativos. Nem sempre os problemas são financeiros, as vezes, eles são causados por uma má gestão, erros na equipe, falta de organização, etc.
3 - Reconheça seus pontos fracos
Mesmo tentando, nem tudo é possível. Não dê passos muito grandes, nem faça algo além do possível. Reconheça onde precisa e pode melhorar. O autoconhecimento faz diferença até nesse aspecto da vida.
4 - Não acumule problemas
Tentar resolver as adversidades colocando outra no lugar não ajuda e ainda pode te colocar em uma enrascada. Por isso, resolva uma questão por vez.
5 - Não gaste além da conta
Não extrapole seu orçamento com coisas sem retorno. Avalie seus gastos e corte o desnecessário. Um exemplo disso, é começar investindo muito em tráfego pago na Internet com a confiança de um retorno instantâneo. Isso é errado! Esse recurso potencializa algo já consolidado. Logo, procure iniciar simples, do zero, invista em bons conteúdos, um design de qualidade e vá amadurecendo o comércio virtual antes de empenhar muito dinheiro.
Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos matérias diariamente e temos opiniões de diferentes especialistas. Assim, você dá um up na carreira ou no negócio e se destaca no universo corporativo. Conte com o Nube!
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