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7 características de um CEO de sucesso 

Notícia | 03/06/2021

Vinícius Lima

Ser o CEO de uma marca ou empreendimento não é uma tarefa fácil. Contudo, isso não é uma afirmação nova, afinal esse é o cargo com maior nível hierárquico e organizacional dentro de uma empresa. Os mais tradicionais conhecem essa posição como presidência ou diretoria executiva.

Quem ocupa essa cadeira é responsável por trabalhar com as mais altas responsabilidades. Por exemplo, é essa a pessoa encarregada de gerenciar operações e recursos, tomar decisões, aprovar investimentos, entre outras tarefas complexas dentro da organização.

De acordo com Marcos Sardas, conselheiro de empresas e sócio diretor da Exxe Consultoria Empresarial, todas essas funções certamente requerem habilidades específicas.

Por isso, foram separadas algumas características essenciais para ter sucesso nessa caminhada. “Antes disso, é sempre bom lembrar como tais capacidades não nascem com o diretor executivo. Muito pelo contrário, elas são desenvolvidas e evoluídas com o tempo. Muito estudo, pesquisa e prática envolvem a construção de alguém qualificado para estar à frente de uma companhia”, defende.

Veja a lista:

 

 

1 - Resiliência

Entre as principais características de um CEO está a de aprender com seus próprios deslizes, e por meio disso, fazer mudanças e mesmo com os tropeços não ter medo de correr riscos. “Existe uma grande diferença entre errar frequentemente e aprender com isso. A resiliência é essencial para não desistir e se adaptar mediante as experiências anteriores e assim, com um tempo, saber atuar de forma assertiva em ambientes de incerteza”.

2 - Curiosidade

As pessoas curiosas estão sempre propensas a testar novos métodos para a melhoria organizacional do trabalho, divulgação de produtos, entre outras questões. “Um líder curioso é capaz de criar soluções inovadoras, além de enxergar oportunidades onde a grande maioria das pessoas não viu nada. Ou seja, sair da zona de conforto e evoluir”.

3- Humildade

Quem é humilde sabe escutar sugestões e até mesmo broncas, sem ter seu ego ferido, analisando quais aspectos podem ser melhorados ou não. “É necessária também a empatia, para se colocar no lugar do colaborador desenvolvendo serviços para sua empresa. Na prática, essas duas características permitem uma visão mais ampla não só do mercado ou sobre seus clientes, mas também do funcionamento e estrutura de sua própria corporação”

Para Paula Almeida, estudante de marketing em Campinas, esse ponto é crucial para a sua jornada. “Antes mesmo de decidir qual carreira eu iria seguir, eu já sabia da importância de me colocar no lugar do outro, independentemente do lugar ao qual gostaria de chegar”, comenta.

De acordo com a universitária, esse tópico transcende as qualidades profissionais e passa a um plano mais amplo. “É fundamental colocar isso em prática em toda relação humana, só assim conseguimos estabelecer conexões genuínas uns com os outros e a vida se trata disso, basicamente”.

4 - Organização

Não existe a possibilidade de um CEO gerenciar seus colaboradores e tomar decisões sem ter sua organização em dia. “Na realidade, isso até é possível, mas os resultados não serão nada agradáveis”, continua Marcos Sardas. Para ele, esse tópico é essencial para a elaboração de estratégias, resolver problemas e obviamente, fazer planejamentos. “Todas são ações fundamentais para o crescimento de um empreendimento”.

5 - Comunicação

Comunicação é uma característica muito importante para o labor fluir conforme o esperado e os resultados serem percebidos. “Contudo, não só o diálogo em relação ao trabalho deve ser incentivado. É importante manter a relação com todos os departamentos e funcionários sobre seus serviços, aspirações, reclamações e sugestões”.

6 - Coragem e realismo

É necessária a coragem para ousar, investir no novo e estar em constante evolução, sempre reconhecendo eventuais erros. Assim como também é fundamental o realismo para passos maiores além dos necessários não serem dados. “Se manter à frente de situações e manter a clareza na hora das decisões são atitudes as quais andam em conjunto”.

7 - Humanidade

Essa é uma característica essencial para se entender o cliente e seus colaboradores. “É importante reivindicar seu papel de humano com falhas, acertos, desejos e quereres. Se coloque atento às mudanças e debates da sociedade e pense o quanto elas afetam não só o seu negócio, mas toda a estrutura das relações em si.

Por fim, o especialista destaca essa última característica para entender os problemas de seus parceiros e também vibrar com suas vitórias. “Além de importante, o olhar humano é uma virtude”, conclui.

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