Curtiu a Semana Internacional dos Museus? Contudo, a arte não tem limites! Ela estimula a resiliência, ajuda com os bloqueios criativos e garante bastante conhecimento. Inclusive, é um grande diferencial para desenvolver habilidades profissionais. Sendo assim, nós sempre indicamos manifestações artísticas e museus por aqui. Confira nossas sugestões para esta semana!
“O que resta”, Espaço Cultural BRDE
Com curadoria da professora e crítica de arte Maria José Justino, a exposição traz ações educativas lideradas pela professora e arte-educadora Débora Russo. O tour conta com uma audiodescrição para cada obra e foi elaborado pelos designers e fotógrafos Ricardo e Cristiane Macedo para proporcionar uma experiência imersiva. Vamos nessa?
O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar
O Museu Prudente de Moraes está com uma programação virtual. Uma delas é sobre a vida pública e privada do primeiro presidente civil do Brasil, Prudente de Moraes. Também existe outra contando a história do museu, o qual completa 64 anos. Você pode visitar essas obras na plataforma Google Arts & Culture e no site do acervo.
Júlio Prestes, o último presidente da República Velha
Ainda na linha histórica, o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP) está com um acervo digital. Os documentos passaram por uma seleção e a partir deles foi elaborada uma narrativa sobre a vida e a carreira do político paulista, Júlio Prestes. Dessa forma, é contada sua memória desde a juventude até a morte, com toda trajetória profissional como advogado, fazendeiro e a política. Veja!
Museu de Arte Moderna (MAM) - RJ
O espaço conta com uma visitação virtual pela arquitetura, os objetos e a história do museu. São apresentações em 3D, visualizável em computadores, tablets ou sistemas Android e iOS. Estão em cartaz: “35 Revoluções: Irmãos Campana”, “Realce”, “Cosmococa – programa in progress: núcleo poético dos Quasi-Cinema”, “Bandeira Brasileira” e “Hélio Oiticica: a dança na minha experiência”. Acesse e curta!
Museu do Universo - Planetário
A Fundação Planetário busca espalhar a astronomia e desenvolver projetos culturais. Por isso, disponibiliza diversas atividades, como sessões de cúpula, experimentos interativos, observações ao telescópio e muito mais. Mesmo em casa é possível fazer um tour on-line pela exibição. Então, que tal juntar a família toda e viver essa experiência?
História dos jogos eletrônicos
O Museu de Computação, Odelar Leite Linhares, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, lançou a exposição virtual “História dos Jogos Eletrônicos”. No site, é possível assistir a vídeos com a narrativa da evolução desses games, produzidos por Leonardo Tórtoro Pereira, doutorando e professor no ICMC. Além disso, existe também o encontro virtual com as atividades da Semana de Recepção aos Calouros da USP, disponível no Youtube.
A dança no espaço urbano
Tem aproveitado para fazer coisas diferentes - on-line - nesse isolamento? Veja só: uma mostra virtual sobre dança no espaço urbano e outros modos de estar e conviver na cidade de São Paulo. A apresentação é do Museu da Dança (MUD) e aborda as esferas das coreografias em espaços públicos. Por meio de depoimentos, textos, vídeos e imagens de oito companhias paulistanas. Ou seja, super emocionante!
Gostou das nossas indicações? Continue nos acompanhando, todo final de semana também sugerimos cursos on-line. Aqui, você sempre se mantém atualizado. Aproveite o domingo com essa pílula de cultura! Conte com o Nube!