O desempenho de um indivíduo depende muitas vezes de um incentivo para manter um sentimento de motivação ao desempenhar tarefas rotineiras. Por isso, é fundamental procurar sempre novas maneiras de motivar a equipe para garantir uma boa performance e, consequentemente, uma vantagem competitiva no mercado.
O entusiasmo vale muito!
Por meio de estímulos, os colaboradores se sentem mais valorizados e tendem a se envolver muito mais com a empresa. Isso gera uma vontade de ir além das obrigações e dar o seu melhor em todas as atividades. Além disso, o bom relacionamento entre o time também é um fator muito importante. “Ou seja, ter um ambiente agradável pode ser um diferencial”, analisa o executivo e especialista em liderança e desenvolvimento profissional, Marcelo Simonato.
Outro fator resultante dessa incitação é a diminuição gradativa de estresse, afinal, o trabalhador estará desempenhando sua função com mais prazer, aumentando sua autoestima, produtividade e empenho para atingir metas. “Por isso, o bem-estar corporativo ganha prioridade na agenda dos executivos para garantir a sustentabilidade do negócio e a manutenção dos empregos”, alerta a estrategista de carreira, Rebeca Toyama.
Existem diversas maneiras de realizar um diagnóstico para saber se a sua equipe está desmotivada. Veja:
- Uso repetido de palavras negativas;
- Espera impaciente pelo horário do término do expediente;
- Afastamento dos outros integrantes da organização;
- Realizar somente as tarefas necessárias e não ir além do esperado;
- Não atingir as metas estipuladas;
- Discordar de mudanças, sugestões ou críticas construtivas;
- Não demonstrar interesse em participar de atividades ou treinamentos;
- Frequência de faltas.
Se essa situação estiver acontecendo no seu staff, acompanhe as dicas listadas por Simonato para mudar esse cenário. Confira:
1 – Trate todos de forma igual
O primeiro passo para melhorar esse problema é ter em mente a humanidade de todos independentemente da hierarquia, logo, merecem ser tratados de forma igualitária. Afinal, cada um tem a sua devida importância para o bom funcionamento da organização.
2 – Reconheça o valor de cada indivíduo
Quando alguém realiza um bom trabalho, merece um reconhecimento. Então, por que não elogiá-lo? Isso deve ser comum na rotina e fluir naturalmente. “Reconheça as vitórias, vibre com as conquistas, participe das realizações. Saiba enxergar o brilho de cada um, reconhecendo seus pontos fracos e fortes e considerando suas características individuais”, lembra o especialista.
3 – Invista em capacitações
O conhecimento sempre deve se manter atualizado, não importa qual área estiver atuando. Portanto, é fundamental investir nas capacitações por meio de cursos e treinamentos em busca de mantê-los sempre alinhados.
4 – Dê feedbacks
Os feedbacks são necessários em qualquer circunstância, seja ele positivo ou negativo. Essa é uma maneira simples de mostrar ao seu contratado se o seu serviço está sendo conforme as expectativas. Caso contrário, devem ser dadas sugestões de melhorias para os mesmos erros não serem cometidos novamente.
5 – Crie um relacionamento
Conheça seu time e tente construir um relacionamento com eles. Com isso, ganha-se confiança e mais comprometimento. Assim, mantenha um espaço aberto ao diálogo.
Sabe aquela frase “é melhor prevenir ao invés de remediar”? É exatamente isso! O entusiasmo sai mais barato para as companhias. Contudo, é necessário dedicação, tempo e vontade. O primeiro passo a ser dado é entender as carências dos seres humanos ao seu lado.
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