A arte desperta nossa criatividade e resiliência. Todavia, diante da segunda restrição social no início deste ano, os museus e espaços artísticos tiveram de fechar novamente. Alguns não nos deixaram "órfãos" e entregaram diversas exposições virtuais. Outros, agora, passada mais uma vez a grave turbulência, estão reabrindo com todas as restrições da Organização Mundial da Saúde (OMS). Então, se você não aguenta mais ficar em casa, aproveite o momento. Contudo, se você ainda está isolado, também indicamos exibições para você curtir com a segurança do seu lar. Vamos lá!
Enciclopédia Negra
Quer spoiler? Então, se prepare! Vem aí um mostra integrada ao projeto Enciclopédia Negra, organizado por Flávio Gomes, Jaime Lauriano e Lilia Schwarcz. Nela, 100 retratos de personalidades negras da história do Brasil serão produzidos por 35 artistas negros contemporâneos. Uma colaboração com a Companhia das Letras, o Instituto Ibirapitanga e o Instituto Soma Cidadania Criativa. Até 8 de novembro, na Pinacoteca do Estado - Praça da Luz, São Paulo (SP).
José Damasceno: Moto-contínuo
A mostra, com curadoria de José Augusto Ribeiro, abrange cerca de 80 obras de José Damasceno, cinco delas inéditas e 40 apresentadas pela primeira vez em São Paulo. Na seleção, estão esculturas, desenhos, instalações e fotografias, reportadas ao cinema, à música, ao teatro, à arquitetura e ao próprio campo da arte. A exposição vai até 30 de agosto, na Pina Estação - 4° andar no Largo General Osório, 66, Santa Ifigênia (SP). Os ingressos são gratuitos, com reserva exclusiva por aqui. Vamos nessa?
Clube de colecionadores de fotografia do MAM – 20 anos
Colecionar arte é a possibilidade de olhar por um viés fascinante para a diversidade humana. É colocar em perspectiva pontos de vista descolados da obviedade aparente e refletir em profundidade sobre os mais distintos aspectos da vida em sociedade. Tendo esse foco, o Clube de Colecionadores de Fotografia do Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo, ao completar agora 20 anos e 21 edições, reúne obras de 107 artistas os quais passaram a integrar o acervo do museu. Não perca tempo: até 1º de agosto no Parque Ibirapuera (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portões 1 e 3) de terça-feira a domingo, das 12h às 18h. Visite!
Fayga Ostrower: Imaginação tangível
Mais uma apresentação da Pinacoteca com uma exibição sobre Fayga Ostrower, uma das artistas mais marcantes do século XX. O acervo com curadoria de Carlos Martins, faz parte das celebrações do centenário de nascimento de Fayga e está organizado pelos seus interesses e preocupações. Na Pina Estação até 28 de junho. A entrada é gratuita, mas só é permitida com a reserva por aqui. Corre!
The Art Institute of Chicago
Para quem ainda não está saindo de casa, por segurança. O The Art Institute of Chicago, nos Estados Unidos, traz as obras do pintor realista norte-americano, Edward Hopper, as quais retratam cenas urbanas e podem ser utilizadas para uma reflexão sobre o isolamento físico e seu impacto para a mente humana. Os temas de seus quadros estão ligados à rotina repetitiva, da tristeza mundana e até mesmo à solidão. O artista nos dá a chance de observar os momentos de quietude e até paz frente ao estar sozinho. Uma ótima indicação para refletir e inspirar sua mente aproveitando todo o conforto e a proteção do seu lar!
Museu do Catavento, São Paulo
Também remoto, o Museu do Catavento, preparou uma série no canal do YouTube, chamada “Por Dentro do Catavento”. A minissérie conta com 22 episódios, mostrando os diferentes setores do museu. É uma abordagem multicultural, muito útil para estudantes. Por meio de temas como universo, vida, engenho e sociedade, o local faz uma viagem pela presença humana e suas construções no planeta. Acesse!
Gostou das nossas indicações? Continue nos acompanhando, todo final de semana também sugerimos cursos para você continuar se especializando e evoluindo. Aqui, você sempre se mantém atualizado. Conte com o Nube!
Feliz dia das Mães!