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Estímulos internos de equipe: como fazê-los de forma eficaz? 

Notícia | 11/03/2021

Gabriela Vasconcelos

Em recente pesquisa, o LinkedIn listou as habilidades mais valorizadas pelas organizações em seus potenciais colaboradores. A análise, baseada em dados de mais de 660 milhões de usuários e cerca de 20 milhões de listas de empregos, evidencia a necessidade de investimento em inúmeras hard skills - como design UX, gerenciamento de blockchain e inteligência artificial, por exemplo.

Por outro lado, segundo o estudo, as soft skills também devem ter um espaço considerável na busca pela qualificação pessoal. Entre os destaques, a criatividade, a persuasão, a colaboração, a adaptabilidade e a inteligência emocional. Afinal, o mundo tem se tornado cada vez mais tecnológico e moderno, mas as pessoas são o ponto chave para as companhias conquistarem resultados relevantes.

Retenção de talentos

Segundo a empresária e headhunter da THE Consulting, Dani Verdugo, "especialmente após a pandemia, tem se falado muito sobre profissionais comprometidos e capazes de solucionar problemas. Porém, precisamos aprender a prestar atenção no outro lado, ou seja, em como as empresas devem lidar com esses talentos após ‘conquistá-los’".

Para a especialista, a retenção é um grande trabalho e passa claramente pela questão dos estímulos. “Quem se sente motivado em seu desafio, tende a resistir bastante aos convites de mercado, podendo até declinar de propostas com maior atratividade financeira", completa Dani.

Quais incentivos são estes e como implementá-los? Veja a lista preparada pela empresária:

Conheça seus profissionais

Quando alguém entende: apesar de fazer parte de uma engrenagem, é visto como indivíduo único com características incomparáveis, ele automaticamente vai buscar se superar. "As companhias devem estar sempre atentas ao perfil de cada um de seus funcionários. Essa espécie de ‘filtro’ é importante para entender em qual setor aquele indivíduo se encaixa de uma maneira mais produtiva - não só para o negócio em questão de lucros, mas para o próprio desenvolvimento das pessoas - o qual poderá crescer de modo mais efetivo", destaca a headhunter .

Promova a competição saudável

"São muitos os benefícios relacionados à competição no ambiente de trabalho - quando é bem implementada. A prática tem o poder de integrar as equipes, de quebrar a rotina e de acelerar as entregas. É preciso, no entanto, saber dosar os estímulos de maneira equilibrada para não fomentar desgastes entre os contratados", frisa Dani.

Crie um ambiente de trabalho agradável

Seja em ambiente remoto, presencial ou híbrido, o indivíduo se sente mais confortável para trabalhar em um espaço no qual disponha de bons recursos. Eles vão do básico, como cadeiras confortáveis e conexão estável com a Internet, aos rituais de convivência capazes de promover a troca e o crescimento pessoal.

Implemente metas claras e realistas

Dani salienta: "mesmo se a organização precisar entregar resultados e atingir metas constantemente, os objetivos devem fazer sentido e estar de acordo com a capacidade de seu time. Isso significa definir prazos realistas e justos para não desmotivar (e até desesperar) o time".

Aplique a meritocracia

Legitimar o empenho dos profissionais pode ser extremamente recompensador. Das comemorações internas aos planos de equity - os mais diversos atos de reconhecimento podem ser implementados para gerar uma cultura de meritocracia.

Invista nos feedbacks

Dar feedbacks claros, transparentes e objetivos deve ser uma prática constante, não apenas para corrigir falhas de desempenho, mas também para reforçar boas práticas e comportamentos. "O ideal é passar ao trabalhador o feedback on the job, ou seja, após cada entrega; isso serve para manter um acompanhamento constante de performance e desenvolvimento. Assim, o indivíduo sente estar evoluindo, sem precisar aguardar uma avaliação anual de desempenho", pontua a headhunter.

Aceite ideias e sugestões

Crie canais nos quais as pessoas possam expressar suas ideias e sugestões. Além de aumentar seu senso de pertencimento e de, consequentemente, incentivá-los, as empresas ampliam suas possibilidades de inovação. "Todo mundo gosta de ter sua voz ouvida e suas opiniões levadas em consideração. Se as tomadas de decisão da instituição tiveram como base os apontamentos do colaborador e ele percebe, se sente cada vez mais incentivado a participar", ressalta a empresária.

Invista na capacitação dos profissionais

O treinamento oferecido por parte da corporação acaba sendo encarado, pelas áreas, como um investimento em suas capacidades e seus talentos. Além de proporcionar bem-estar, a corporação ganha ao tornar seu time ainda mais capacitado para exercer as funções necessárias.

Ofereça perspectivas de carreira

"Quando os profissionais enxergam os próximos ‘degraus’, se sentem mais incentivados a continuar avançando na subida da ‘escada’. No caso do plano de carreira, esses degraus, os quais comumente representam crescimento corporativo, pessoal e financeiro, devem ser estruturados pelo colaborador com o suporte constante do empreendimento, para a caminhada seguir sem tropeços e com muito mais fôlego para ambas as partes", finaliza Dani.

Riscos da desmotivação

Uma equipe desmotivada pode gerar sérias consequências para a corporação. Afinal, se o trabalhador  não está engajado, não levará as atividades da companhia como prioridades. Assim, ocorre um severo dano na produtividade, resultando em atrasos constantes, faltas, afastamentos, retrabalho e reuniões pouco eficazes. Logo, há um prejuízo geral em toda a empreitada, afetando também nas vendas e perda da lucratividade. 

“Em um cenário desafiador, apresentar benefícios, entender e atender a necessidade dos contratados se torna ainda mais fundamental. Afinal, eles são a empresa e precisam estar felizes para atingir os melhores resultados. Motivar não é gasto, é investimento”, afirma o consultor de RH, Marcelo Gomes, de Brasília (DF).

Criar um ambiente de motivação aos profissionais não é simples, mas é um processo o qual reforça cultura e enriquece em todos os sentidos, refletindo diretamente os resultados da organização.

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