A prática do home office permanece em 2021 e deve ser ampliada. A grande maioria das empresas aderiram à modalidade em 2020 e gigantes da tecnologia, como Facebook, Google e Microsoft anunciaram sua intenção de manter os colaboradores operando de suas casas ao longo deste ano.
Mudança veloz no cenário corporativo
No entanto, como as mudanças necessitaram ser feitas de maneira rápida, por conta da Covid-19, alguns pontos relacionados à transição para o trabalho remoto precisam ser dimensionados para garantir a qualidade e a segurança dos serviços prestados. Principalmente quando as corporações adotam a o BYOD - “Bring Your Own Device”.
O BYOD em português seria o equivalente a “traga o seu próprio aparelho”. Consiste em permitir aos colaboradores utilizarem seus próprios dispositivos, sejam tablets, celulares ou notebooks, para realizar as atividades empresariais. Essa rotina acabou ganhando ainda mais adeptos, em especial por oferecer diversas vantagens às organizações como economia de infraestrutura, menos problemas técnicos, mais produtividade e mobilidade.
Protocolos da prática BYOD
Porém, há ainda algumas desvantagens e certos protocolos os quais as companhias precisam se ater para garantir a eficácia do BYOD entre os seus funcionários. São eles: conflitos de segurança, eventuais problemas com os sistemas operacionais, além de poder garantir o cumprimento do compliance e da legislação.
Para Paulo Mannheimer, CEO da Instant Solutions, com unidade no Rio de Janeiro (RJ), "o uso do BYOD com uma plataforma em nuvem de comunicação, como a nossa, não apenas pode evitar todas as desvantagens apresentadas, como ainda permite o acesso aos sistemas de atendimento da corporação de qualquer lugar a todo momento, com os mecanismos necessários para controlar melhor a segurança da informação, conectando todos os canais de atendimento ao cliente, gerando registros e ‘logs’ de auditoria de todos os contatos”, afirma.
Produtividade no trabalho em casa
Nesse novo contexto, além dos equipamentos adequados, o trabalhador precisa ter proatividade e não ser dependente de cobranças para executar suas tarefas. Para entregar as atividades com qualidade e em dia, algumas dicas ajudam quem não tem experiência com a modalidade. Uma das principais é evitar as distrações e manter o equilíbrio entre o ofício e o descanso.
A dica é gerir os períodos, bem como fragmentar o serviço em pequenas tarefas e estabelecer prazos para elas. Uma forma de aprender isso é por meio do curso gratuito “Como administrar seu tempo”. Além disso, é preciso manter a comunicação e histórico de conversa por meio de aplicativos, a fim de estar disponível para auxiliar o time.
Mariana Vicente, produtora de conteúdo, segue as dicas. “Para mim é fundamental mensurar períodos para cuidar da minha saúde mental. Na hora do almoço, aproveito para ver o episódio de alguma série ou continuar uma leitura divertida para abstrair um pouco. Desse jeito, quando volto às demandas do dia, consigo ter mais energia”, afirma.
Como você organiza seu trabalho remoto?
Mais dicas para a a sua carreira!
Quer ver mais dicas como essa? Então, continue acompanhando as atualizações aqui do blog! Diariamente publicamos novos conteúdos sobre carreira, mundo corporativo, mercado de trabalho, educação, estágio, aprendizagem e muito mais! Também recomendamos exposições, concursos e cursos para você participar. Nosso objetivo é ajudar você a crescer pessoal e profissionalmente. Conte com o Nube!