Como fazer para melhorar seu atual emprego? Como crescer em meio à crise e falta de colocações? De acordo com o último levantamento desenvolvido pela 7 Waves, na lista de desejos dos brasileiros para esse ano: 54,2% têm o objetivo de ser promovido em 2021. Fique por dentro!
Segundo pesquisas, se não recebem a ascensão esperada, a maioria das pessoas questionam os motivos e procuram entender como podem melhorar. Contudo, algumas ficam frustradas e começam logo a procurar um novo emprego. Para Mariana Ferreira, consultora de RH em Campinas (SP), é saudável pedir feedback ao gestor. “Frequentemente o profissional perde a chance de saber o motivo de não ser promovido e fica desmotivado. Isso pode virar uma bola de neve e a situação só piora. O diálogo é sempre a melhor opção”, recomenda.
Em muitos casos, a mudança pode estar próxima, apenas carecendo de uma atitude. "Às vezes a oportunidade está à nossa frente e simplesmente estamos tão presos à rotina a ponto de não enxergar para galgar um novo cargo e/ou mudar de função dentro da própria empresa. Conversar com o gestor e entender o momento pode abrir várias portas para o colaborador", explica Leandro Rampazzo, especialista em carreiras e CEO da Godiva Propaganda.
Quando nos enxergamos como parte efetiva de uma corporação, já olhamos para nossos desafios diários de uma forma diferente. "Este ano, a transformação digital foi acelerada e todos precisamos nos adequar ao ‘novo normal’. Ter ideias capazes de facilitar os processos pode ser a grande chave não só para a organização como para sua carreira como um todo", enfatiza Rampazzo.
Pensando em todos estes cenários, o especialista separou cinco dicas para ajudar você evoluir na carreira em 2021:
- Identifique a sua necessidade
É necessário se conhecer e visualizar seu lugar e objetivo. Quais competências você tem mais aderência e vontade para fazer. Não adianta ir pela "onda" do mercado e não aproveitar o seu potencial para uma certa habilidade. Você tem a possibilidade de crescimento? Você quer continuar nesta companhia? Onde você quer estar daqui a cinco anos e qual cenário ideal visualiza para a corporação? Alinhe suas atitudes e vontades com a do seu trabalho e do negócio.
- Trace objetivos e metas
O mercado precisa de profissionais com inteligência emocional e organização de suas rotinas. Especialmente em tempos de home office é necessário saber a relevância das suas atividades e qual é o produto delas. Trace objetivos e metas com tempos diferentes, sendo alguns diários e outros mensais. Assim você também reconhece sua própria evolução como pessoa e trabalhador.
- Crie uma rede de relacionamento
Estamos em uma era tecnológica, todo nosso comportamento é mensurado. Ter uma boa rede de relacionamento, além de criar um ambiente mais harmônico e leve faz as pessoas se lembrarem e sentirem empatia por você. Faça os colegas associarem a sua imagem com profissionalismo e carisma, pois, assim, você pode ser indicado para exercer uma posição de liderança. Participar de palestras, congressos e workshops são boas alternativas para conhecer gente da sua área.
- Aprenda a vender o seu trabalho
Se a primeira dica é para você rever seus pontos e objetivos, esta é para você aprender a enxergar as suas qualidades. Assim, saberá falar com propriedade de quem é e quais são seus objetivos. Mantenha um portfólio atualizado com seus trabalhos executados, e compartilhe, quando possível, as conquistas da empresa. Mostrando assim o seu diferencial.
- Esteja sempre atualizado
Hoje o mercado exige atualização constante, principalmente com novas tecnologias. Estudar e conhecer mais sobre sua área e as tendências dela, com certeza são um diferencial de qualquer pessoa e é visto com bons olhos pelos gestores.
Quais são suas atitudes para crescer na carreira?