Chegamos ao final de um ano desafiador. Para muitos a linearidade e as metas precisaram ser revistas. Enquanto isso, outros conseguiram cumprir objetivos antes parados. Como está a sua situação? Fez sua lista para 2021?
Certamente, seu planejamento para 2020 foi modificado ou aconteceu de uma forma diferente do esperado. Fazer um compilado de desejos para o próximo ano é tão comum quanto pular as sete ondas no ano novo. Afinal, dá aquela sensação de renovação e esperança de mais um início de ciclo.
O que as pessoas querem?
Segundo uma pesquisa do aplicativo 7 waves, para 2021, bens e carreira figuram no top 3 das áreas separadas como metas. Além disso, 67,6% das pessoas querem comprar um carro e/ou casa, e quitar dívidas. Cerca de 59%, almejam ter hábitos saudáveis como melhorar a alimentação e emagrecer. Em terceiro lugar, 54,2% dos mais de 40 mil usuários desejam empreender, ser promovidos e fazer concurso público.
No caso da jornalista Nadine Santos, a vontade é conquistar um novo cargo no mercado. “Já sabia sobre o encerramento do meu contrato atual e venho me preparando para esse momento há alguns meses. Dá um pouco de medo por causa da situação da economia, mas estou focada e tenho estratégias para conseguir”, afirma.
Planos realistas
Para Jefferson Vendrametto, diretor de relações institucionais do Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos), com unidade em Brasília (DF) e diversas cidades, traçar os planos de uma forma realista para 2021 e saber aplicar inteligência emocional para lidar com todas as adversidades é essencial para pensar no começo de período.
Pensando nisso, Vendrametto elaborou cinco dicas para ajudar a manter o foco neste final de ano e planejar 2021 de forma mais assertiva:
1) Faça uma reflexão
Considere as ambições não executadas em 2020 e veja se elas ainda fazem sentido. Eleja as suas prioridades e delimite meses para cumprir. Seja realista. Se o objetivo é fazer um curso de seis meses, estabeleça apenas dois alvos para 2021. Não queira realizar tudo de uma vez!
2) Identifique suas necessidades de evolução
Liste em um papel os setores da sua vida carentes de atenção. Quer melhorar um trabalho? A relação familiar? Escreva o caminho e necessidades para alcançar o determinado objetivo.
3) Não esqueça: você precisa de relações sociais
Com o distanciamento social a vontade de estar com outras pessoas e sair de casa é um sentimento único. Coloque em suas metas isso, aproveitar a vida seja viajando ou indo a um parque, museu, show! O importante é ter uma meta também para momentos de lazer.
4) Crie um plano B
Deixe em stand-by planos incertos ou caminhos alternativos. Tudo pode se alterar, o importante é ter resiliência e entender os processos vividos. Lembre-se de anotar em um papel e sempre visitá-los quando se sentir perdido, porque projetos não são engessados.
5) Mude a perspectiva
Busque sempre a evolução, um novo emprego, área ou empreender em algo. Procure um foco e junto com os itens acima, mude sua vida aos poucos, passo a passo. Talvez não seja uma mudança radical o necessário, mas um curso de atualização ou reciclagem para você sempre estar compatível no mercado e não perder as oportunidades.
Quais são seus esquemas para os próximos meses?
Mais dicas
Quer ver mais dicas como essa? Então, continue acompanhando as atualizações aqui do blog! Diariamente publicamos novos conteúdos sobre carreira, mundo corporativo, mercado de trabalho, educação, estágio, aprendizagem e muito mais! Também recomendamos exposições, concursos e cursos para você participar. Nosso objetivo é ajudar você a crescer pessoal e profissionalmente. Conte com o Nube!