Segundo pesquisa Worth a Million, em parceria com a Análise Econômica Consultoria, aumentar a demanda por projetos de inovação nos próximos seis meses é a intenção de 72,9% das organizações. Contudo, além do foco nas soluções modernas, é preciso se atentar ao fator humano.
Retomada
O levantamento também demonstrou a expectativa de investimentos em inovação e seus impactos na geração de postos de trabalho. Para 42,3% das corporações, há a previsão de novas contratações, enquanto 42,4% acreditam na inconstância do quadro de funcionários do setor.
Para Valentim Biazotti, fundador da Worth a Million, a proximidade entre estabilidade e admissões mostra o caminho de retomada econômica. “Entre os seus diagnósticos, este estudo identifica como está a recuperação das empresas e, principalmente, como a inovação está envolvida nesse processo. Falar de estabilidade dos empregos e novas oportunidades é surpreendente, considerando a crise enfrentada pelo país e pelo mundo nos últimos meses”, pontua.
Do ponto de vista de André Galhardo, economista-chefe da Análise Econômica Consultoria, apesar da insegurança atual, há expectativas otimistas para os próximos meses. “Neste primeiro resultado, percebemos as entidades confiantes em um crescimento cauteloso, um reflexo ainda da instabilidade econômica causada pela pandemia do coronavírus”, ressalta.
Entre as startups ouvidas pelo estudo, 77,9% prevêem o aumento na demanda por projetos de grandes instituições. Em setembro, o número de negócios declarando ter feito mais projetos com startups aumentou para 46,3% e se manteve estável para 39%. “Parcerias desse tipo geram transformações nosmétodos e nas pessoas envolvidas. Quando o tema é inovação, há grande otimismo quanto ao futuro”, afirma Biazotti.
Gestão e empatia
Para garantir bons resultados, as mudanças no mercado também exigem formas modernas de gerenciamento. Elas devem ser capazes de engajar seus times, mesmo para quem permanecerá atuando a distância. É preciso ainda manter canais de comunicação ativos e transparentes, assumir a fragilidade do momento e, principalmente, confiar e prezar por suas equipes.
Uma maneira de se destacar na era digital é fortalecer cada vez mais o lado humano. Praticar a empatia significa se colocar no lugar do outro para tentar compreender seus sentimentos e emoções. É uma atitude essencial para manter um bom relacionamento com os colegas de ofício.
Para Fernanda Assis, consultora de carreira na Aprimorha, vai além do conceito tradicional. É entender a necessidade do próximo, saber quais são as coisas relevantes para ele. Com isso, dentro de uma corporação, quem possui esta característica se destaca por extrair o melhor de cada um, consegue estar perto por ter esse olhar, promovendo um ambiente saudável, cooperativo.
“O maior desafio é conseguir motivar os times, ainda mais em um momento tão delicado para a sociedade em geral. Por isso, os diretores devem ter consciência da importância de exercerem seu papel sempre levando em conta os sentimentos do próximo”, afirma Helena Costa, psicóloga em Brasília (DF).
Quais são suas estratégias para a retomada?
Mais dicas
Quer ver mais dicas como essa? Então, continue acompanhando as atualizações aqui do blog! Diariamente publicamos novos conteúdos sobre carreira, mundo corporativo, mercado de trabalho, educação, estágio, aprendizagem e muito mais! Também recomendamos exposições, concursos e cursos para você participar. Nosso objetivo é ajudar você a crescer pessoal e profissionalmente. Conte com o Nube!