Com a pandemia, a quarentena e a crise econômica, o consumidor se tornou mais restrito e exigente quanto à decisão de compra. Por isso, a sua abordagem, bem como a forma de se expressar com seu cliente, poderá ser o diferencial para se destacar e vender melhor. Parece óbvio, mas as pessoas ainda pecam nesse quesito.
Para a dra. Cristiane Romano, fonoaudióloga, doutora em ciências e expressividade e especialista em gestão e estratégia de marketing, para desenvolver esse diferencial, é fundamental ter autoconfiança. “Isso porque ninguém nasce com a habilidade e nem a tem o tempo todo. Frequentemente, nossa autoestima é testada”, comenta.
Segundo a doutora, quando aprimoramos essa característica, é possível não recuar diante dos obstáculos e não desistir quando tudo parece conspirar contra. Além disso, também fica mais fácil saber quando pode melhorar suas estratégias e filtrar informações úteis para o seu sucesso.
Essas dicas servem tanto para quem já atua na área há anos, quanto para quem está galgando os primeiros passos na trajetória profissional, como no caso de estagiários e aprendizes. Junior Mendes atua como auxiliar de loja e conta como busca conquistar a clientela. “Eu tento me colocar no lado de quem precisa de ajuda ou está atrás de um produto. A empatia faz a diferença nessa horas”, conta.
Portanto, se quiser ter bons resultados nas vendas (e levar o aprendizado adiante), veja as orientações essenciais listadas pela especialista:
I. Saia da sua zona de conforto
Uma das melhores maneiras para exercitar o desenvolvimento da sua autoconfiança é sair da zona de conforto. Quando você se coloca em situações desafiadoras, amplia experiências de vida, conhecimento e flexibilidade. Em vez de resolver os problemas da sua empresa sempre com as mesmas pessoas, experimente trabalhar mais com quem pensa diferente de você.
II. Busque experiências diferentes
Mude algumas das suas atitudes no dia a dia. Comece pelo seu prato de comida do almoço, por exemplo. Deixe a escolha de sempre e opte por algo diferente, capaz de aguçar o seu desejo. Mude o seu corte de cabelo, troque algumas peças de roupa e participe de palestras ou cursos para aumentar sua motivação. Coloque-se diante de situações capazes de te mostrar o quanto pode lidar com o novo.
III. Não guarde o desnecessário dentro de si
Experimente se expressar mais. Às vezes, guardamos dentro de nós determinados sentimentos consumidores de toda nossa energia. Deixamos de ter tempo para nossas atividades porque não sabemos dizer “não” para os pedidos dos outros. Por isso, coloque para fora as suas insatisfações, medos e todo o restante.
IV. Jamais se compare com alguém
Se o seu colega casou e fez uma festa para 200 convidados à beira-mar, não necessariamente você deva fazer o mesmo ou tentar ser melhor. Evite se comparar aos outros. Realize os seus desejos e sonhos e se esforce para torná-los realidade. Estabelecer os demais como ponto de referência é um risco muito grande para a sua autoestima.
V. Forneça estímulos a si mesmo
Diante de situações desagradáveis ou pensamentos negativos, encontre os estímulos dentro de si para contorná-los. Como é mais fácil nos lembrarmos das nossas vivências ruins, passamos a maior parte das horas encontrando meios para nos criticar. Isso faz nosso bem-estar mental ser colocado de lado. Por isso, reconheça os seus méritos e lembre-se deles quando buscar motivos para se autodepreciar.
VII. Treine a sua linguagem corporal
O modo como você se posiciona diante dos outros pode sinalizar muitas mensagens, como segurança, credibilidade e tranquilidade. Da mesma maneira, pode indicar medo, nervosismo, tristeza e outros sentimentos negativos. Para evitar os ruins, treine a sua linguagem corporal. Busque livros e consulte na Internet dicas especializadas falando sobre o assunto. Aprenda a emitir os sinais certos nos momentos necessários e reflita quais expressões não verbais você está emitindo.
Autoconfiança: a chave do sucesso. Como você se prepara?