O cenário de pandemia tem trazido grandes desafios mesmo para empresas antes consolidadas no mercado de trabalho. Muitas conseguiram se adaptar, cresceram ou sofreram menos danos durante a virtualização imposta pela pandemia e pelo isolamento social. Sua instituição foi uma delas? Esse questionamento é essencial para a sobrevivência das companhias diante de tantas transformações. Saiba reconhecer lendo essa matéria!
Tenha um modelo de negócio digital
Para João Barguil, professor de tecnologia da Link School of Business, a adoção do modelo on-line não é mais uma tendência, e sim uma realidade. “A partir de hoje, mesmo quando voltarmos à convivência social sem restrições, é esperado das corporações saberem trabalhar digitalmente. Caso contrário, ficarão para trás”, diz.
Segundo Livia Moura, sócia responsável pela área digital da consultoria Bain & Company: “quem investiu mais em automação antes da pandemia está mais bem posicionado para enfrentar a crise”, conta. A especialista destaca os resultados do relatório Technology Report 2020: Taming the Flux, “para executar uma boa liderança atualmente, as companhias precisarão usar recursos como percepção do cliente e da concorrência, velocidade de execução, talento, fusões e aquisições”, destaca a especialista.
Adote ferramentas de gestão de trabalho remoto
Atualmente, existem vários softwares para gerenciar a produtividade da equipe, como Microsoft Teams e Monday. São ferramentas capazes de colocar todos os colaboradores na mesma página, dividindo e acompanhando o avanço das tarefas do time. “O erro de muitos empreendedores é esperar ter um quadro de colaboradores grande para estabelecer esses processos, quando isso acontece logo no início torna-se parte da cultura organizacional, mitigando ruídos na hora de aumentar o grupo”, explica Barguil.
Ofereça serviços remotos
Durante a pandemia, muitas empresas tiveram dificuldades para adaptar sua prestação de serviços a distância, algumas vezes pelo simples fato do cliente ter o hábito da presença física. “Com as mudanças impostas em 2020, as pessoas já se acostumaram com esse novo formato e oportunidades de negócios estão surgindo”, ressalta Barguil.
A comunicação é o pilar
Desenvolver um bom canal de comunicação com o consumidor, seja pelas redes sociais, canais digitais de SAC e afins, o aproxima e cativa. “Isso também vale para os funcionários e reuniões diárias rápidas. Contribuem, pois eventualmente fazem os líderes acompanharem de perto a evolução do trabalho e engajamento da equipe”, comenta o gestor.
Outro fator importante é investir em ferramentas de comunicação síncronas e assíncronas, como Discord e Slack. “Algumas instituições estão usando muito o WhatsApp para isso e não é o ideal. O melhor é separar a vida pessoal da profissional. Nesse caso, as mensagens dos grupos de família e amigos, por exemplo, ficam lado a lado com as corporativas, desconcentrando e atrapalhando a produtividade, assim como no momento de descanso. Mensagens fora do expediente, dão a percepção de estar atuando mais e isso acaba sendo extremamente prejudicial para a saúde mental do seu staff. Não é algo positivo, comenta Barguil.
Além de novas tecnologias, o engajamento faz toda a diferença. Por isso, a contratação de estagiários e aprendizes é benéfica: eles trazem motivação, dedicação, inovação e bons resultados para as companhias. Conte com o Nube! Leia também: o que é estágio e quem pode fazer? Acompanhe as matérias e conteúdos do blog para mais orientações e dicas!