O termo qualidade sempre gera confusões de definições, isso porque se trata de um significado relativo à percepção de quem o define. Como indicar a qualidade no trabalho? Como perceber esse fator no seu departamento, no serviço dos colaboradores da empresa? Veja mais nessa matéria!
Para a engenheira de produção, Ana Letícia Feijó, do Paraná, é possível fazer uma boa relação para tornar o conceito um pouco mais tangível: “tratamos como uma ideia de excelência. Pois aqui queremos falar sobre sucesso, e então, quando abordamos sobre uma entrega de qualidade, não queremos dizer sobre enviar exatamente o esperado, mas sim sobre atendermos à expectativa do cliente”, explica.
Segundo a especialista, por meio dessa definição, é possível caminhar lado a lado com o sucesso e ter destaque, “nos diferenciando da camada mediana. Quando trabalhamos focados em uma atuação de primazia, o êxito é inerente, pois performance, resultado e satisfação farão parte do dia a dia”, comenta.
Para auxiliar outros profissionais a atingirem essa mentalidade, Ana Letícia traz algumas dicas e orientações. Confira!
Como ter qualidade no ambiente de trabalho
Essa visão precisa ser contagiosa dentro de uma organização e uma de suas maiores inimigas é a zona de conforto. “Quando almejo sucesso preciso de todos os processos impactantes ao meu trabalho em um mesmo nível de qualidade, por isso, ‘fazer só o meu’ não basta. Preciso exercer o lócus de controle e impactar positivamente todos os processos à minha volta”, destaca a engenheira.
Para Ana, aquela velha frase “eu avisei: ia dar errado” precisa ser substituída por um pensamento capaz de puxar a responsabilidade individual e, consequentemente, coletiva: “quando vejo o problema, ele também é meu, pois meu sucesso está ligado à excelência da minha atuação, diretamente impactada por todos da instituição”, ressalta.
O segredo para avaliar a qualidade
Imagine a seguinte situação: a área comercial busca um diferencial em seu trabalho, mas a equipe de desenvolvimento não está preocupada com isso e produziu um sistema com vários erros. O consumidor separará as situações na hora do julgamento? Muito possivelmente não irá pensar de maneira separada, mas avaliará o processo como um todo. Por isso, Ana sugere como um bom medidor para aferir se sua atividade foi feita com destaque e tem alto nível é o orgulho. “Você se sente honrado pelas suas entregas? Caso essa resposta seja positiva muito provavelmente você está traçando o caminho para o sucesso”, explica.
Elimine o medo do fracasso
Outro grande aspecto importante para colher bons frutos é eliminar o medo do fracasso. Para Duncan Egan, vice-presidente de Marketing Apac na Adobe, muitos de nós estão condicionados a acreditar nos erros como algo ruim. "Porém, para se destacar como um contribuinte individual ou como um líder, você deve eliminar esse receio para si mesmo e suas equipes. Ninguém passa pela vida sem cometer falhas. Temos a escolha de deixá-las nos enfraquecerem ou abraçar as lições quando as coisas não vão de acordo com o plano”, destaca.
Qual sua definição de uma atividade de qualidade? Você contrata um time especial e talentoso em sua instituição? Estagiários e aprendizes contribuem com mais motivação, engajamento e podem trazer ótimos resultados para a organização. Aposte nessa modalidade! Não deixe de acompanhar as matérias, conteúdos e redes sociais do Nube para mais dicas e orientações! Leia também: "como criar um pensamento estratégico?"