Em meio à pandemia, com muitas organizações aderindo ao home office, os regalos de final de ano se tornam ainda mais importantes. Afinal, são uma forma de reconhecer o trabalho da equipe e aproximar os funcionários e a gestão. Além de ser uma excelente maneira de divulgação, os objetos demonstram também o quanto a companhia observa e valoriza os laços construídos com os colaboradores e clientes.
Nesse sentido, se torna um desafio pensar em meios criativos de realizar a ação, priorizando o custo benefício. Por isso, negócios como a Remembear têm ganhado espaço no mercado por desenvolver lembranças personalizadas as quais carregam sentimento e significado.
"Vai além de um presente: é também uma forma de se posicionar. Por meio da escolha certa do tipo de mimo a ser ofertado, a empresa se torna útil de forma imediata e gratuita ao seu público", explica Fabiani Christine, proprietária da Remembear.
Para decidir a maneira certa de presentear o público e os trabalhadores, é importante realizar um estudo prévio da marca, logo e tipo de serviço oferecido. Conhecer bem o perfil do time também é primordial no processo. "Eu sempre busco conversar com alguém da corporação para entender qual é o ramo e quais são os produtos, os gostos de quem trabalha ali. Porque, pra mim, é legal o brinde ter elementos os quais conversem com a essência da instituição. Depois de analisar as cores da identidade visual eu crio uma linha de ofertas totalmente exclusiva e útil", conta Fabiani.
Inspirações para presentear
Além de ter um significado e utilidade, é necessário haver inventividade. Sair do comum, como caneca e bloco de notas, é uma forma de surpreender a equipe e fazê-la sentir mais especial. "É importante ser marcante, recordar a companhia. Assim a marca se fortalece", opina Fabiani.
Despertar os sentidos é uma boa tática para isso. Veja algumas opções criativas de dádivas úteis, diferentes, as quais aguçam o paladar, olfato e visão:
Velas
"Eu gosto muito de vela aromática porque desperta o olfato. Quem recebe cria uma memória aromática relacionando a corporação e as experiências com ela ao cheiro da vela", revela Fabiani.
Existem incontáveis opções de cor, fragrância, formato e embalagem para enviar uma vela aromática aos consumidores e contratados. Alguns aromas, inclusive, podem despertar sensações em quem recebe, como relaxamento, frescor, alegria. Além de tudo isso, é um ótimo item de decoração.
Latas personalizadas
"Desenvolvi uma linha de latas de vários tamanhos. Elas podem ser recheadas com algo do gosto do presenteado, como cookies, caramelos e chocolate. Mexer com sabores marca o subconsciente. Por exemplo, se for uma lata com a logo da organização estampada e cheia de balas, quando a pessoa for chupar uma dessas balinhas ela vai sentir a vida mais doce porque ela recebeu aquela gentileza da companhia", destaca Fabiani.
Espumante e chocolate
Um kit com espumante e chocolate é outra ideia capaz de ativar as sensações, criando memórias afetivas. A mini bebida é sofisticada, sendo indicada para negócios com a intenção de transmitir esse conceito. Além disso, tem tudo a ver com fim de ano, natal e reveillon.
Plantas
Mudas de plantas e flores são mimos sustentáveis, úteis e dão vida a qualquer local. A escolha da espécie pode ser feita de acordo com a essência da corporação ou da estação, por exemplo, no fim do ano pode-se dar para os funcionários plantas as quais gostam de sol e fáceis de cultivar no verão. Alecrim, gardênias, clúsia e manjericão são boas opções para a época mais quente.
Como está o planejamento para o fim do ano?