Muitas vezes, o uso das redes sociais pode parecer simples, por se tratar de ferramentas das quais quase todos possuem acesso. Porém, utilizar de forma pessoal é diferente para os negócios. Existem métodos e estratégias capazes de facilitar o desempenho nas mídias e é possível identificar erros muito comuns cometidos tanto por empresas quanto por marcas em seus perfis.
Falta de frequência, perfis-vitrine e posicionamento são exemplos comuns de práticas defasadas. Evitar essas falhas contribui para a potencialização do alcance, a visibilidade da sua marca e a conquista de clientes. Pensando nisso, Paula Tebett, especialista em marketing digital, lista alguns tópicos para se se atentar sobre esse assunto.
Frequência, consistência e conteúdo de valor
Um dos maiores erros cometidos é a falta de frequência e consistência em seus perfis. “Postar e alimentar a conta com conteúdo de valor é muito importante para a visibilidade da marca nas mídias sociais, principalmente com bilhões de usuários ativos. Quando queremos atingir um certo público, mas não possuímos assiduidade, não seremos vistos e não conseguiremos ser relevantes para o nosso nicho”, explica.
Na visão de Paula: “frequência e consistência colaboram para se tornar uma referência, melhoram a reputação da sua marca e geram retorno.” Entretanto, um alerta: quantidade não é qualidade. “É preciso criar e compartilhar conteúdos de valor em seu perfil. Eles devem ser relevantes, gerar valor e inspirar sua audiência”, comenta.
Perfil-vitrine
Muitas vezes encontramos perfis de marcas e lojas as quais parecem vitrines, possuem apenas os produtos e serviços oferecidos, sem nenhum conteúdo de valor, posts interativos ou interessantes. “Isso é um erro muito comum cometido pelos perfis de negócios. O espaço não funciona apenas como um portfólio só de produtos. É claro: hoje em dia, existem ferramentas, como a do Instagram e do WhatsApp Business, as quais permitem a exposição por meio da plataforma”, ressalta.
Contudo, a maioria das pessoas visita esses ambientes digitais no intuito de se entreter, se inspirar e aprender. “A compra é uma consequência de uma experiência. Portanto, é preciso mesclar conteúdo de valor e solução de problemas com a exposição dos seus produtos, serviços, descontos, etc”, afirma Paula.
Feedback demorado
As mídias sociais são plataformas as quais foram transformadas em um canal de conexão com potenciais clientes de marcas e negócios, plataformas onde ambos podem se conectar de maneira rápida fácil e prática. “Por isso, o feedback rápido é muito importante para o desempenho do seu negócio. Logo, se você não responde o seu cliente de forma rápida, ele pode procurar outras opções com ofertas similares às suas”, aconselha a especialista.
Outro erro muito comum em relação ao feedback ocorre, principalmente, no Instagram. “Muitas vezes as marcas recebem mensagens de clientes em suas DMs e apenas curtem aquela mensagem ou enviam respostas padronizadas. Na maioria dos casos, desenvolver uma relação e confiança via um bom atendimento com o seu cliente, usando ferramentas, como mensagens personalizadas, é extremamente relevante na decisão final de compra dele. Além disso, a própria plataforma do Instagram, nesse caso, compreende como está dando uma atenção especial à sua audiência e potencializa a entrega dos seus posts”, explica Paula.
Se posicione em todas as mídias sociais
Estar presente em mais de uma rede social contribui para o alcance e para a visualização. “Facilita para mais pessoas encontrarem o seu perfil. O Instagram e o Facebook, são essenciais para o desenvolvimento de estratégias de marketing efetivas e de conexão com clientes, mas também é possível e valioso se posicionar em espaços como Pinterest, TikTok e LinkedIn”, define.
Um exemplo bem-sucedido de presença nas redes sociais foi de Daniel Narcizo Pereira, CEO do Instituto Embelleze. Para ele, potencializar a presença da marca ou empresa nas redes sociais foi sinônimo de abrangência: “não pode faltar em qualquer gestão de negócios hoje em dia. Uma dica é aproveitar o momento atual para planejar uma estratégia de expansão."
Daniel seguindo essas orientações criou um novo cronograma de conteúdos para os alunos e para quem gostaria de estudar no Instituto. “Estamos aproveitando nossa audiência e nosso relacionamento para propor temáticas relevantes. Produziremos lives com especialistas e pessoas da área da beleza para oferecer aprendizado de uma forma mais descontraída, além de alguns conteúdos on-line disponíveis para todos."
Como você tem gerenciado as redes sociais da sua instituição? Acompanhe o Nube para mais dicas e orientações.
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