De acordo com uma pesquisa recente do GoTo by LogMeIn, 53,78% dos brasileiros se disseram preparados para o trabalho remoto em tempo integral. Pensando nisso, muitos ficariam surpresos com a frequência de instintos errados em relação à melhor forma de se comportar trabalhando de casa. Afinal, hábitos típicos de escritório podem atrapalhar.
Uma boa ideia para evitar os deslizes "contra intuitivos" é evitar alguns costumes ao fazer a mudança, tais como:
- Transformar a estratégia do ‘em casa’ em uma nova versão do escritório. Existem vantagens e desvantagens a serem negociadas.
- Não ser claro com suas diretrizes. Mesmo com tanta tecnologia excelente disponível, é preciso capacitar funcionários para utilizar ferramentas oficiais e seguras.
Com esses hábitos em mente, os pesquisadores preparam uma lista para explorar algumas maneiras de evitar problemas no planejamento:
Erro nº 1: participar de muitas reuniões
Quando as pessoas começam a atuar do lar, a tentação é criar a sensação de estarem na firma. Na verdade, uma das principais preocupações (37% dos entrevistados) é a falta de interação humana. Entretanto, quando o pêndulo oscila muito para o outro lado e aparecem muitas reuniões, elas começam a consumir o tempo produtivo.
Embora as videoconferências de check-in sejam importantes, é ideal resistir à tentação de complicar demais a situação criando conferências além da conta.
Erro nº 2: fazer muito pouco para delinear o processo
A terceirização desse formato não significa manter uma função sem intervenção. É muito importante orientar os times. Aqui estão algumas maneiras de delinear esse processo para o empregado poder consultar gestores quando houver confusão sobre suas responsabilidades:
- Contrate ou capacite as pessoas para serem self-starters e comunicadores fortes. O ideal é ser objetivo e selecionar membros conhecedores de tecnologia e capazes de se comunicar.
- Crie uma política flexível. Por exemplo, certifique-se de delinear o tempo ideal para o autocuidado de todos os funcionários. Também é um dever compartilhar a política da modalidade para todos consultarem em caso de dúvida.
Erro nº 3: tratar o home office como um lar, em vez de um escritório
Quando você está em casa, é tentador relaxar. É permitido usar calças de moletom, dar um pulo na cozinha para um lanche rápido, fazer pausas quando necessário. Do ponto de vista do empregador, é preciso estabelecer maneiras positivas para os funcionários reduzirem suas desanteções.
Já na visão do contratado, o ideal é tentar criar um espaço adequado para o escritório, separado do resto da sua casa e, se possível, atuar apenas nesse mesmo espaço. Isso ajuda a criar um limite entre o tempo pessoal de trabalho, reforçando um ambiente sem distrações.
Esses erros são bastante comuns para quem nunca trabalhou remotamente antes. Por isso, é importante investir esforços para evitá-los e criar uma estrutura funcional para todos.
Para saber mais sobre esses e outros temas pertinentes ao mundo corporativo, fique sempre de olho nas atualizações aqui do blog. Diariamente publicamos novos conteúdos com dicas para o crescimento pessoal e profissional. Nessa matéria da TV nube, por exemplo, falamos sobre como o modelo home office vem ganhando destaque no mundo todo, por conceder ao trabalhador mais conforto em seu dia a dia e, às empresas, redução de custos. Além disso, explicamos como se adaptar a essa crescente procura e implantação. Aproveite e assista!
Como está sua rotina de home office?