Você já trabalhou com vendas ou já refletiu sobre a importância dessa profissão? Todo vendedor deve estar atento para as novas dinâmicas do mercado para atuar diante de um cenário cada vez mais inovador. Além disso, é essencial estar atento às novas demandas dos consumidores.
Para evitar possíveis erros desses profissionais, Eli Cintra, consultor de negócios, aponta dicas indispensáveis para essa função. Confira!
Cuidado com sua apresentação pessoal e sua postura!
Um dos principais pontos capazes de atrapalhar bons resultados é não contar com uma apresentação e postura adequadas, resultando em dificuldades para concluir vendas.
“Muitos acabam não se preocupando com a aparência passada aos clientes. Sendo assim, tenha muito cuidado com sua imagem pessoal antes e depois da venda”, aconselha o especialista.
Tenha um bom processo
A segunda dica é dominar algumas técnicas e utilizá-las. “O processo de comercialização é um passo a passo, quando repetido e aprimorado a partir da auto avaliação, eleva o resultado. Pode também deixar os fregueses satisfeitos e prontos para novas indicações. Invista em um método dinâmico, com todas as etapas bem feitas”, comenta Cintra.
Conheça seu produto e o seu mercado
Um vendedor deve conhecer muito bem qual produto está vendendo. “Se isso não acontece, não consegue tirar todas as dúvidas dos consumidores, mostrando incapacidade”, explica o consultor. Para ele, é importante também observar o seu mercado de atuação. “É preciso estar ciente de todas as semelhanças e diferenças para poder mostrar a ele o seu diferencial”, destaca.
Dê opções e sugestões
Quando você domina bem sua área de atuação, é capaz de oferecer as melhores opções e sugestões. “O cliente está buscando sempre uma solução e nem sempre está no produto de seu pedido. Por isso, você deve sempre estar pronto para apresentar as melhores opções de acordo com as necessidades, interesses e desejos dos compradores. Identifique o benefício esperado. Perguntas fazem a diferença para vendedores profissionais”, aconselha Cintra.
Seja pontual!
Para o gestor você deve ser sempre pontual com os compromissos marcados com seus clientes, sempre chegue alguns minutos mais cedo e, em caso de imprevistos, avise sobre a demora. “Pontualidade também diz respeito a prazos combinados. Por exemplo, se você ficou de enviar uma proposta até quinta-feira às 17h, encaminhe antes desse horário. Quando não é pontual, o comprador acaba ficando muito irritado e até mesmo desistindo da compra. Por outro lado, quando cumpre seus cronogramas, você passa credibilidade.”
Empoderamento
Para Carol Manciola, fundadora da Posiciona Educação e Desenvolvimento, uma das dicas práticas para aumentar as vendas e aprimorar o atendimento está no empoderamento. “Vender não se trata de seguir um passo a passo e sim de um processo onde a comunicação precisa fluir, imprimir um ritmo adequado aos envolvidos e ter como premissa o interesse genuíno pelos problemas ou sonhos do consumidor”, explica.
Segundo ela, as pessoas estão cada vez mais exigentes, por isso, é preciso estar conectado genuinamente com elas. “Os seus valores e posicionamento precisam estar explícitos para ser possível criar empatia pela sua marca. Outro ponto extremamente relevante é negociar de forma transparente. Faça perguntas capazes de entender melhor o perfil do consumidor. Lembre-se: o bom profissional é quem ajuda o cliente a comprar e resolver seu problema”, finaliza.
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