Em meio ao cenário de incertezas, as empresas enfrentam ainda o desafio de motivar e engajar seus colaboradores. Afinal, esse aspecto é essencial para a obtenção de resultados, no entanto, muitas companhias esquecem da importância do endomarketing para alcançar esse objetivo.
Segundo Rodrigo Bonissato, diretor da Intramark, as ações de marketing interno devem ter como meta proporcionar um ambiente no qual os profissionais possam produzir mais e melhor. Para isso, ele enumera cinco dicas de como otimizar as ações das instituições.
Tenha o colaborador como foco
De acordo com Bonissato, esse segmento é direcionado ao público da própria corporação e tem como objetivo central focar nas pessoas para gerar resultados. “Ao trabalhar essa esfera você está investindo na evolução de seus funcionários, os principais responsáveis pelo sucesso da empresa. Eles precisam ser os primeiros a entender toda a sua atuação”, destaca.
Trabalhe o endomarketing em várias frentes
Para o especialista, existem diversas formas de se fazer endomarketing e o ideal é utilizar mais de uma delas, trabalhando em várias frentes. “Por exemplo, realizando ações com a finalidade de promover a interação do funcionário, criando métodos motivacionais, eventos, treinamentos, premiações capazes de mostrar a valorização, não apenas ao atingir metas, mas por comemorar mais um ano de empresa, por exemplo”, aconselha.
Alinhe suas ações com o propósito
Segundo Bonissato, as práticas de engajamento são feitas para aumentar índices de produtividade, níveis de qualidade e alinhar o pensamento das pessoas à estratégia do empreendimento. “Por isso, as ações precisam estar conectadas sob a mesma cultura e objetivos. De uma maneira clara, é preciso ir além de discursos vazios e apostar na aplicação prática. Assim, são percebidos pelos colaboradores e isso faz toda a diferença no dia a dia”, comenta.
Implante as ações de acordo com as necessidades
Para saber a melhor abordagem, o ideal é uma pesquisa com o time de RH e os funcionários solicitando feedbacks anônimos sobre o ambiente de trabalho. “Identificando as fraquezas fica mais fácil planejar uma ação personalizada para aquele ponto de melhoria. Ressalto ainda ser um processo contínuo e não pontual e deve ser constantemente engajado com o público”, sugere.
Mensure os resultados
Toda empresa tem como objetivo otimizar seus resultados e aumentar a produtividade, por isso, estabelece metas a serem atingidas. “Isso pode ser feito por meio de comparações de desempenho antes e depois do engajamento, além de pesquisas dos funcionários em relação à companhia”, afirma o diretor.
Para ele, os resultados dessas ações se traduzem em um bom clima organizacional, perspectivas de carreira e identificação pessoal com propósito. “A motivação surge naturalmente. Os colaboradores ficam mais felizes e realizados e dão o melhor de si para crescer junto com a organização. Isso também gera uma melhora nos serviços e no atendimento aos clientes. Todos saem ganhando com essas ações: companhias, funcionários e clientes”, orienta.
Engajamento no home office
Com a implementação do trabalho remoto, a comunicação interna se tornou ainda mais essencial. Para Elizeo Karkoski, diretor executivo da P3K Comunicação: “o trabalho em home office exige uma dose de atenção a mais no contato das empresas com seus empregados. Além da necessidade de ferramentas capazes de fazer a transmissão de informações de maneira direta e coerente com o momento, o discurso on-line precisa ser tão consistente quanto o presencial.”
Nesse sentido, uma estratégia interna bem estruturada, aliada à cultura da corporação, entra como diferencial para manter engajamento e produtividade. “Utilize a tecnologia disponível, como ferramentas de gestão on-line, Whatsapp, e-mail e Hangouts para manter as pessoas próximas e integradas durante o trabalho, para terem suporte no seu dia a dia e dessa forma o trabalho fluir”, finaliza.
Como tem sido o endomarketing da sua instituição? Para mais dicas e orientações, veja também a matéria “8 iniciativas para engajar os colaboradores em quarentena.”