A crise causada pela pandemia de Covid-19 impactou diversos setores e impulsionou grandes mudanças, especialmente no mercado. Dentre as novas tendências estão: a necessidade de adaptação dos profissionais e a busca por habilidades inovadoras para desempenhar um bom trabalho. Saiba mais!
Para compreender melhor o cenário e apontar os direcionamentos para os colaboradores e as instituições, a companhia Workana realizou um estudo com a participação de profissionais freelancers, CLT, empreendedores e líderes de pequenas e médias empresas. Dentre os respondentes com carteira assinada atuando remotamente, 27,9% apontam como capacidades imprescindíveis para esse momento uma melhor organização e uma boa distribuição das tarefas.
Já para 20,5%, a facilidade de adaptação e resiliência vêm no topo da lista de skills com necessidade de atenção, enquanto 15,6% destacam a importância de desenvolver o senso de prioridade e também 15,6% falam sobre ter mais autonomia. Para Daniel Schwebel, country manager da Workana, há a necessidade de adaptação e reorganização de tarefas. “É preciso aprender a lidar com a liberdade fora do ambiente de trabalho, demandando mais responsabilidade sobre as atividades a serem cumpridas", comenta o especialista.
Além disso, Schwebel destaca como o atual momento “não é o normal da modalidade remota”, pois não foi planejada. "Os profissionais precisaram se adaptar a não só uma nova rotina de trabalho, mas também a um dia a dia diferente em casa, com filhos, dentre outras situações. Ou seja, não tiveram a total liberdade e flexibilidade proporcionada pelo home office", aponta.
Para ele, nesse novo cenário, é preciso a maneira como ocorre a comunicação, a adequação de processos, e a busca para um desenvolvimento positivo. “Proatividade é uma peça chave para o desenvolvimento”, aconselha o especialista.
Pensando no contexto inovador do mercado, Paulo Lira, coordenador e supervisor acadêmico da HSM University destaca algumas orientações e dicas:
Colaboradores
Planejamento do tempo e organização das prioridades são o ponto crucial para os funcionários do futuro. Afinal, para Lira, as cobranças não serão mais medidas pelo tempo, mas pelas entregas realizadas. Outro grande aspecto relevante será a inteligência emocional, ou seja, a facilidade na adaptação e resiliência: “essas capacidades se complementam, ajudando a manter o foco, aumentar a produtividade, evitam o estresse e melhoram o relacionamento entre a equipe”, afirma.
Outro ponto é a educação continuada, independentemente da crise, estar sempre se atualizando e estudando é essencial para qualquer área, ainda mais com as mudanças rápidas nos negócios. “É importante estar apto a acompanhar essas transformações e não só em nível técnico, mas aprimorando a já conhecida soft skills”, ressalta Lira.
Gestores
Os líderes já vinham passando por alterações profundas nos últimos anos. De acordo com o coordenador, empatia, confiança e a aproximação com os times são essenciais nesse período. “A partir daí, conseguirá aprender a delegar as tarefas de forma ainda mais eficiente. O primeiro passo é reconhecer a equipe, saber os pontos forte de cada membro, por isso é tão importante essa aproximação”, ressalta.
Proatividade, antecipação de diferentes cenários e uma visão 360 também são requisitos para o pós-pandemia. “As mudanças no mercado corporativo estavam cada vez mais rápidas, as corporações precisaram antecipar algumas transformações, por exemplo, a digital e se reinventaram para não perder mercado. Quem tiver esse olhar e conseguir contribuir para uma transformação mais ágil e assertiva se destacará”, finaliza Lira.
Quais as novas tendências do mercado já estão em sua rotina profissional? É importante buscar conhecimento e novas habilidades para se adaptar a esse cenário. Conte com o Nube! Leia também: “as novas tendências da educação e do mercado.”