O home office foi a solução ideal encontrada pelas instituições para manter as atividades em momentos de distanciamento social. Mesmo com a reabertura gradual nos negócios em algumas cidades, a modalidade ainda permanece como uma opção. Um dos desafios é planejar ações de engajamento a distância.
Plataforma de aprendizagem
Com o intuito de gerar conhecimento de valor para os funcionários, a TOTVS criou uma rede totalmente colaborativa. Nela, os trabalhadores passam a produzir conteúdos didáticos e compartilhar o seu conhecimento com os demais colegas. O projeto teve início durante a quarentena, período no qual 99% da organização passou a atuar remotamente.
São mais de 2 mil materiais on-line e 20% desse total é feito de maneira 100% autoral, produzido pelos próprios contratados. Os materiais são criados em formato de vídeo e fazem parte dos conhecimentos técnicos dos profissionais, adquiridos ao longo de suas experiências.
A Universidade TOTVS utiliza um sistema de gamificação, com um ranking dos produtores, avaliados pelos alunos. Os pontos coletados semanalmente dão direito a trocas por produtos e prêmios em uma plataforma de recompensa, como até R$ 8 mil e viagens de até R$ 45 mil, além do reconhecimento das lideranças. Os mais aplicados também são premiados.
"A premissa é: quem aprende faz e quem faz, compartilha. O projeto foi desenvolvido dentro de casa e é único. Tivemos como mote criar algo inovador e sustentável, o qual tivesse um crescimento exponencial e em rede. O envolvimento tem sido maior em relação ao esperado. Os times estão levando bastante a sério essa nova empreitada e se tornando verdadeiros influenciadores dentro da empresa", completa.
Muitas horas
Até o momento, já foram mais de 76 mil horas de treinamentos concluídos, totalizando um crescimento de 300%. São mais de 80 mil participações nas capacitações e 5 mil tópicos consumidos e finalizados. Novas criações são divulgadas semanalmente, por meio de uma newsletter e ficam disponíveis em um sistema na rede interna da corporação.
"Segundo pesquisa interna recente, 98% dos colaboradores consideram os conteúdos como relevantes. Para a companhia, o resultado também é incrível, fomentando a apropriação do conhecimento técnico para a construção de materiais atualizados e em larga escala. Isso não seria possível de fazer de uma maneira mais tradicional", conclui Izabel.
Engajamento
Para garantir bons resultados em um momento tão conturbado, estratégias como essa são fundamentais. Afinal, as novas dinâmicas de labor também exigem formas modernas de gestão. Elas devem ser capazes de motivar suas equipes à distância, manter canais de comunicação ativos e transparentes, assumir a fragilidade do momento e, principalmente, confiar e prezar pelas pessoas.
Além disso, o comprometimento tem alto impacto na produtividade. Segundo pesquisa realizada pela Universidade norte-americana de Stanford, a modalidade remota pode melhorar em 13% a performance. Porém, além de práticas de organização e foco, é preciso contar com uma boa gestão para manter os fluxos operacionais e a motivação de toda a equipe.
O papel da liderança é estimular a produtividade e a responsabilidade dos colaboradores. Para isso, é importante realizar reuniões de acompanhamento, estabelecer metas claras e fazer gestão por resultados. O senso de responsabilidade e autonomia são palavras de ordem. Para ele, todos devem ser aconselhados com clareza. As web conferências devem ser uma forma efetiva de comunicação e troca de feedbacks. Para saber mais, assista o vídeo da TV Nube!
Como está o engajamento na sua empresa?