Você sabe quais fatores determinam o sucesso de um projeto? Métricas como orçamento, prazos, qualidade de entrega e comunicação podem definir o progresso de um plano. De acordo com o estudo Pulse of the Profession, divulgado pelo Project Management Institute (PMI), no ano passado as empresas desperdiçaram quase 12% de seus investimentos em gastos em programas com desempenho insatisfatório. Pensando nisso, como modificar esse cenário e criar metodologias positivas para novos planejamentos?
Para Daniel Schnaider, CEO da Pointer By PowerFleet Brasil, seria prepotente descrever um método genérico de gestão capaz de funcionar para todos os tipos de propostas, em diversos segmentos, prevendo as condições e situações. Porém, em sua experiência, algumas ideias podem gerar excelentes resultados e minimizar o risco de fracasso. Por isso, separou algumas dicas valiosas para líderes e colaboradores.
Estude o máximo de projetos fracassados em seu ramo
A prática do benchmarking é comum quando uma nova ideia é formada. Ou seja, procurar no ambiente interno ou externo outros cases de sucesso capazes de te trazer insights. “Porém, é raro processos de ideação ou definição de escopo focarem no sentido inverso, em estudar quais estratégias deram errado. Pense bem, o segredo de qualquer empreendimento é não repetir erros já cometidos. A forma mais natural e correta deveria estudar e entender quais práticas deram errado em tentativas anteriores e similares”, aconselha Schnaider.
Comece pelo risco
Para o especialista, cursos de gestão de riscos são considerados avançados, pois poucos gestores entendem desse tema, como mensurá-lo e quais as atitudes devem ser tomadas. “No entanto, quando acontecem são considerados como eventualidades, falta de sorte e não como ausência de competência dos envolvidos. Você poderá identificar e se preparar para as ameaças contornáveis e evitar aquelas intoleráveis ao longo do projeto”, sugere.
A abordagem kiss
O CEO explica sobre um famoso princípio chamado kiss, em inglês, keep it simple stupid, ou seja, precisa ser tão simples e direto a ponto de qualquer um conseguir entender. “Para ter efeitos exponenciais, o gestor muitas vezes pensa em agregar cada vez mais funcionalidades, sem ter noção de estar cavando o túmulo do programa. Cada item, pessoa, processo e tecnologia envolvida agrega complexidade e, portanto, riscos. Porém, se questione, eles são mesmos necessários?”, recomenda.
Experiências
Outra grande sugestão de Schnaider é a metodologia running lean. Consiste em criar experimentos pequenos para apurar se funcionam ou se estão na direção correta. “É preciso ter cautela, pois a cultura da maioria das organizações não é aberta ao erro ou a mudar a direção de algo já definido”, comenta.
Para ele, trata-se de um paradoxo, pois esse tipo de comportamento organizacional geralmente leva à frustração. “Uma mudança de cultura precisaria partir da liderança, no entanto, a maioria dos gestores não pode falar abertamente sobre os fracassos. Afinal, isso provavelmente seria utilizado contra ele, em vez de favorecer no amadurecimento da companhia”, destaca.
Reflexões
Além de todas as posturas pragmáticas, o escritor e filósofo, Gad Adler ressalta a importância da reflexão sobre nossos atos. Dessa forma, é desenvolvido maior facilidade para a realização das tarefas e consequentemente, ações e projetos. “O simples ato de refletirmos alguns minutos durante o dia antes de iniciar qualquer atividade possibilita abrir os olhos para as nossas atitudes, muitas vezes desempenhadas no automático e sem uma real percepção da realidade dos fatos”, explica. Para ele, esse exercício é capaz de facilitar no processo de inteligência emocional, influenciando, assim, na construção de projetos mais coerentes e produtivos.
Como você tem tirado do papel suas metas? É importante buscar orientações, conhecimentos e dicas de especialistas, livros, filmes entre outros. Conte com o Nube para ficar por dentro das tendências de mercado e gestão. Leia também: “tempo de crise é para reinventar os planos de negócio.”