Empreender não é uma tarefa fácil. O desafio é ainda maior para quem decide criar uma startup, empresas com foco em inovação. O termo em inglês é usado para definir as organizações ainda jovens ou recém-criadas e com grandes possibilidades de crescimento.
Nesse ecossistema não basta apenas ter um bom produto ou serviço, é preciso planejar cada passo do negócio, principalmente no início, quando uma falha pode levar a perdas financeiras e até ao fracasso de uma boa ideia. Buscando ampliar as possibilidades de sucesso, Fabiany Lima, diretora geral da DiliMatch, enumerou algumas dicas importantes para esses empreendedores.
Invista em validação e/ou prototipação
Com uma ideia em mente, é preciso, antes de qualquer movimento, entender se há uma demanda para a qual sua solução responderá: “ou seja, se há uma dor para aquele remédio. Entendendo esse ponto, recomenda-se criar um protótipo do produto ou um pacote básico do serviço e disponibilizá-los para experimentação de possíveis clientes”, sugere Fabiany.
Defina o modelo de negócios
Para a especialista, definir o modelo de negócios é um passo indispensável para qualquer negócio, pois determina a forma como será estruturada a sua marca. Além de demonstrar quem será seu público-alvo, possíveis fornecedores e parceiros, fontes de receita, canais de venda, entre outros pontos estratégicos para o sucesso da startup.
Selecione o time e pontue responsabilidades
Selecione cada membro da equipe com base em competências, personalidade e experiências anteriores, indo além do o currículo. ”Defina bem a função de cada pessoa, para todos saberem claramente seus papéis, responsabilidades e sua importância para o crescimento da empresa”, orienta a diretora.
Atenha-se à organização administrativa
Oficializar o negócio e formalizar administrativamente, desde os primeiros dias, é o caminho para livrar-se de problemas. “Ter todo o histórico financeiro, com despesas e receitas bem detalhadas, também te ajudará a definir estratégias para crescer de acordo com o caixa disponível e, no futuro, facilitará os trâmites durante a captação de investimentos”, sugere Fabiany.
Classifique KPIs
A sigla KPIs, em inglês key performance indicator, significa indicador-chave de desempenho e de acordo com a gestora é um ponto essencial para definir objetivos claros e medir a performance dos processos internos. “Sem os indicadores, a organização fica baseada em ‘achismos’, ficando a mercê da sorte. Não caia nessa roubada!”, ressalta.
Utilize roadmaps
Roadmap é uma ferramenta descritiva utilizada para organizar as metas de desenvolvimento e expansão. “Esse recurso nos mostra em qual etapa sua startup está, para onde está indo e quais são os próximos passos. Sejam eles, uma possível expansão, lançamento de novo produto ou solução, captação de investimentos entre outros”, destaca Fabiany.
Tenha uma cultura e missão definidos
Por fim, mas não menos importante, é preciso definir e divulgar corretamente a cultura e a missão da empresa, tanto interna quanto externamente. “Essas questões influenciam diretamente na retenção de talentos e, até mesmo, na conquista de clientes”, sugere a especialista.
Visão compartilhada com especialista em diferenciação de negócios, Pedro Superti: “tenha muito claro quais valores você acredita. É um momento de não focar somente em vendas, mas de construir um relacionamento com seu cliente, fortalecer sua marca, sua missão e seus propósitos”, finaliza.
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