A pandemia vem ressignificando diversos setores da sociedade e afeta de maneira própria e profunda o mundo do trabalho. Empregar funcionários é um dos grandes desafios em tempos de distanciamento social. É um processo diferente, o qual exige cuidados e muito planejamento. Veja algumas recomendações nesta matéria!
A Wirecard, multinacional de meios de pagamento, vem mantendo processos seletivos durante a pandemia e traz dicas de como selecionar, entrevistar, contratar e integrar novos colaboradores nesse período:
1) Faça um planejamento próprio para a contratação on-line
O passo a passo dos processos precisa ser claramente definido e seguido. O ideal é começar com o anúncio da vaga em redes como o LinkedIn, e, se possível, criar uma landing page própria para o cadastro de currículos. Estipule prazos e faça uma seleção cuidadosa e justa dos candidatos.
Lembre-se: o país vive um momento de crise e uma oportunidade de trabalho é a necessidade de muitas pessoas para manter seu sustento e o de suas famílias. Portanto, gerar oportunidades tem um papel, acima de tudo, social.
2) Tenha bom senso na aplicação de testes
Testar os conhecimentos e capacidades dos candidatos é uma etapa importante de qualquer processo seletivo. Sem a possibilidade de fazer dinâmicas de grupo presenciais, testes on-line são a saída. É necessário, no entanto, lembrar-se de alguns fatores.
Nem todos postulantes à vaga possuem conhecimento ilimitado sobre a empresa. Por isso, busque criar testes com temáticas mais universais, focando nas capacidades e competências dos candidatos e não exija conhecimentos muito específicos da corporação. Provas muito longas podem prejudicar uma análise efetiva das qualidades e gerar um cansaço nos concorrentes. Bom senso é o principal.
3) Esteja sempre à disposição dos candidatos
Com a distância, é importante se manter próximo com as ferramentas possíveis. Facilite a comunicação com os participantes, disponibilizando um canal para tirar dúvidas sobre o teste ou outros detalhes da vaga. Atualmente o WhatsApp é um dos canais de comunicação mais usados.
Responda e-mails com rapidez e jamais deixe de retornar. Há uma expectativa do outro lado e muitos profissionais podem se mostrar extremamente ansiosos. O RH tem o papel de tranquilizar e tornar humano e agradável o processo. Além disso, a imagem da corporação no mercado está em jogo.
4) Utilize ferramentas de videoconferência para entrevistar
Para entrevistar os concorrentes mais bem avaliados, é importante escolher uma ferramenta de videoconferência simples. A falta de contato pessoal precisa ser suprimida, por isso, o ideal é fazer a conversa ao vivo, evitando vídeos gravados. Utilize o momento para conversar e principalmente entender as expectativas das pessoas nesse período difícil.
5) Respeite os rituais
O início em um novo emprego costuma ser cercado de ansiedade e, por vezes, insegurança. Em uma época como a atual, isso pode se intensificar. Esse é um dos motivos pelos quais os rituais de passagem, próprios de momentos de mudança devem ser mantidos. Dentre eles, o de integrar os novos colaboradores ao time é essencial. Promova quantas reuniões forem necessárias para os novos funcionários se sentirem acolhidos e pertencendo ao grupo, reduzindo o peso do distanciamento.
"Um rito de passagem bem feito, o qual realmente integre o novo colaborador, é uma das chaves para o sucesso da contratação e de toda equipe. O distanciamento social obriga os times de RH a saírem do lugar comum, repensarem e proporem soluções diferentes para essa integração", analisa Michael Citadin, Head de Gente e Gestão da Wirecard Brasil.
Contratação remota
As organizações podem contar ainda com a tecnologia do Nube para contratar estagiários para atuarem em home office! Você pode supervisionar à distância e manter sua organização estruturada. Invista nos melhores talentos e traga um novo fôlego para o time!