É muito difícil prever os próximos meses diante de toda a situação vivida pelo mundo. Com isso, muitas organizações e colaboradores ficam inseguros com o futuro e as possibilidades. Negócios fecham e pessoas acabam perdendo seus empregos devido à quarentena. Além disso, a saúde mental pode ser afetada pela falta de respostas. Assim, é relevante encontrar maneiras de não se deixar vencer pelo desânimo.
Alexandre Slivnik, especialista em gestão de pessoas e vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e desenvolvimento (ABTD), ressalta a importância de se manter firme e com confiança para os próximos meses. “O medo deve ser um agente impulsionador das atitudes nesse período, mas não algo paralisante. Quem optar por utilizar essas inseguranças para criar oportunidades e desenvolver as habilidades será ainda mais valorizado quando tudo isso acabar”, relata.
Tempo para aprimorar competências
Com o distanciamento social e um bom tempo em casa, é possível utilizar esse período para aprimorar e desenvolver competências as quais vão fazer toda a diferença quando a situação estiver normalizada. Slivnik recomenda inserir pelo menos uma hora na rotina para dedicar a isso, com cursos profissionalizantes, leituras, palestras ou qualquer coisa para ajudar no processo. Nas últimas semanas, muitos conteúdos foram disponibilizados gratuitamente na Internet, facilitando o acesso a esses materiais.
Ainda assim, não é difícil notar: muitos trabalhadores ainda serão desligados ou terão suas jornadas de trabalho reduzidas por conta de um cenário o qual algumas corporações realmente não conseguem suportar. Segundo estudo recente do Sebrae, pelo menos 600 mil pequenas empresas vão fechar devido à Covid-19 e, por consequência, precisarão demitir funcionários, até mesmo a distância.
Por esse motivo, Alexandre destaca o valor de se manter atualizado e com boas conexões. “O perfil do profissional o qual consegue se recolocar no mercado de trabalho mais facilmente é aquele com uma boa rede de relacionamento e capaz de sair da zona de conforto: se esforça para inovar. Indivíduos com aptidões são valorizadas por qualquer companhia”, revela o especialista.
O período requer paciência e cautela, além de toda a criatividade para sair dele com maior experiência e mais capacidades de crescimento. “Não será algo definitivo e trará aprendizados. Daqui em diante, as pessoas vão entender: é preciso guardar mais dinheiro, investir em educação e se conectar de forma mais intensa. De certo, as coisas irão mudar”, finaliza.
Dicas para se atualizar
Algumas ações são estratégicas, como: fazer cursos on-line e preencher o currículo com mais competências, bem como aprender novos idiomas. Dessa forma, consegue-se ter diferenciais entre os candidatos. Veja outras táticas complementares:
- Deixar o LinkedIn mais atrativo e em destaque para quando surgir uma chance;
- Conectar-se com quem realmente abre portas e com os recrutadores de forma assertiva;
- Estar preparado e confiante para os processos de seleção e demonstrar criatividade.
Faça também nosso curso gratuito “Tenha Sucesso em Processos Seletivos”. Ele busca facilitar a sua entrada no mundo corporativo por meio de dicas assertivas e exercícios teóricos. Aprenda a enfrentar esse desafio sem medos e melhor, podendo conquistar a vaga de seu interesse!
Para ver mais dicas como essas, fique sempre de olho nas atualizações do blog! Diariamente publicamos conteúdos visando apoiar o seu crescimento profissional. Conte com o Nube e boa sorte!