Por conta do isolamento em todo mundo, milhões de pessoas tiveram seus empregos impactados e muitos empreendedores fecharam seus negócios temporariamente enquanto outros diminuiram suas atividades. Portanto, diante de tantas incertezas, como se manter produtivo e liderar de forma positiva sua equipe?
Para Guy Peixoto Neto, mentor de empreendedorismo, apesar dos desafios econômicos, é fundamental agir conscientemente e mostrar cidadania. “É hora de priorizar o bem-estar social e entender a necessidade de talvez abrir mão de lucros a curto prazo em benefício de todos. Além disso, se dará bem quem demonstrar criatividade, mesmo com recursos escassos. Eventualmente, sairemos dessa pandemia com um maior senso de empoderamento pessoal e maior conexão com a nossa comunidade e isso será vantagem no futuro”, aconselha.
Pensando nesse cenário, Tathiane Deândhela, especialista em produtividade, destaca algumas orientações para os empresários lidarem com as dificuldades do momento.
Saiba delegar
Delegar é o ato de transferir responsabilidades e saber distribuir atividades entre o time. No entanto, muitas vezes, os líderes acabam assumindo uma carga maior de tarefas. “O trabalho administrativo, manutenção e contabilidade consomem uma energia valiosa capaz de ser direcionada para áreas mais lucrativas. Saiba delegar funções”, ressalta Tathiane.
Aperfeiçoe a comunicação
No ambiente de trabalho físico, a convivência diária, as conversas entre as reuniões e a linguagem corporal compõem o contexto de comunicação corporativa. Sem essa dinâmica, é preciso dar mais atenção à estratégia de comunicação digital para manter a equipe, parceiros e clientes alinhados. “Encerre todas as conversas com uma expectativa clara, reafirmando o acordado, como por exemplo: então vamos iniciar o planejamento em duas semanas. Isso está correto?”, sugere a gestora.
Gerenciamento de cronograma
Trabalhar em casa não muda apenas o espaço do escritório. A quarentena também modifica a rotina matinal e como são feitos os intervalos para almoço e café. “Seguir um cronograma rígido para impedir pensamentos negativos ou diminuir a produtividade é fundamental. Eu sempre sugiro se vestir como se estivesse indo ao escritório para o cérebro entender ser dia de produzir e não de descansar”, afirma a especialista.
Defina metas
Objetivos de curto prazo podem aliviar a ansiedade, fornecendo provas concretas de progresso. Tathiane aconselha definir metas relevantes para as empresas, parâmetros de referência para medir esses objetivos e ajustá-los conforme as necessidades. “No cenário atual, a corporação pode não conseguir atingir os fins conquistados em 2019. Portanto, é fundamental criar desafios diários e semanais para fornecer mais contexto ao negócio e manter a energia concentrada em uma direção positiva”, diz.
Respeite seus horários
Os empresários desejam fazer tudo para manter os fluxos operacionais saudáveis, mas nada disso é possível se nunca se desconectarem do trabalho e dedicarem um tempo para descansar e relaxar. “Passe algum momento com a família, faça exercícios em outra sala, medite, escute música ou leia um livro. A companhia merece um gestor da melhor maneira possível, mas quando você se esforça ao ponto da exaustão, acaba ficando sem combustível. Aprenda a ser o seu eu mais produtivo em casa, para manter sua organização avançando durante e após esta crise”, comenta a especialista.
Se deseja mais dicas de como ser um bom gestor diante do atual cenário, leia a matéria “Liderança remota em lockdown” e acompanhe os conteúdos do Nube para novas orientações.