O isolamento social brasileiro já passa de dois meses e com isso muitas pessoas começam a sentir falta de frequentar os centros artísticos e espaços culturais das cidades. No entanto, ainda é possível observar o melhor da arte, de forma virtual. O Nube preparou uma lista com algumas exposições para você conhecer sem sair de casa. Aproveite!
No mês de maio é comemorado o Dia Internacional da Diversidade Biológica. A data foi criada pelas Nações Unidas para a promoção de reflexões sobre a preservação da ecologia. Na coleção “10 animais com superpoderes” você poderá descobrir criaturas únicas e exóticas do planeta: desde bichos com duas cabeças até com a capacidade de mudar de cor. Parece até roteiro de filme, não é mesmo?
Da estação ferroviária ao Museu de Orsay renovado
O Museu de Orsay, em Paris, antigamente era uma estação ferroviária na margem do rio Sena. A exposição mostra como foi a construção da imponente obra, presente na arquitetura francesa. Os trabalhos foram iniciados na primavera de 1898 e a Estação de Orsay foi inaugurado em Julho de 1900. Visitar a galeria de imagens só dá mais vontade de conhecer o lindo museu e apreciar as obras presentes nele.
A primeira escultura impressa em 3D em grande escala do mundo
A tecnologia e a arte podem conversar e a partir dessa ideia o artista britânico, Jonathan Yeo, criou a primeira escultura impressa em 3D. Em um vídeo detalhado, a obra de arte é apresentada ao público e podemos analisar como funcionou cada etapa de construção. O resultado é surpreendente!
Já pensou em visitar a Bienal de Veneza? Ou ainda viajar no tempo? Com o tour on-line, você poderá voltar à mostra de 2015. O título escolhido para a exposição internacional foi “All the World’s Futures” (Todos os Futuros do Mundo”.) inspirado pelos cartazes das manifestações brasileiras ocorridas em junho de 2013. O contato direto com a rua foi um dos traços mais marcantes da curadoria do evento.
O Rijksmuseum é o museu dos Países Baixos. Suas obras de arte mundialmente famosas da Era de Ouro holandesa incluem a Milkmaid de Vermeer e a Night Watch de Rembrandt. As coleções são apresentadas em um impressionante edifício. Em 80 galerias, 8 mil objetos contam a história de 800 anos de arte e história holandesa, desde a Idade Média até Mondrian. Todos os anos, o museu recebe mais de 2,5 milhões de visitantes. Vale a pena conferir as exposições disponíveis!
Frida Kahlo é uma das principais representantes da arte mexicana. Com uma vida marcada por paixões, dor, sofrimento e perseverança, levou ao mundo as cores vibrantes e a energia de seu povo em suas roupas, adereços e pinturas. Acompanhe a trajetória de um dos maiores ícones artísticos e conheça um pouco mais de sua história.
O movimento de maio de 1968, na França, tornou-se exemplo de uma época marcada pela renovação dos valores e acompanhada pela proeminente força de uma cultura jovem. A liberação sexual, a Guerra no Vietnã e os movimentos pela ampliação dos direitos civis compunham toda a pólvora de um barril construído pela fala dos estudantes da época. O Maio de 68 pode ser visto pela revisão dos costumes feita por lutas políticas, obras filosóficas e a euforia juvenil. Descubra mais sobre esse evento histórico por meio de fotografias e quadros.
Gostou das dicas? Acompanhe o Nube para novos conteúdos e expandir seus horizontes!