Apesar da fama do povo brasileiro de ser uma das culturas mais animadas, segundo pesquisa realizada pelo Grupo Consumoteca, ainda falta um longo caminho para definir o país como uma sociedade feliz. No entanto, a motivação para seguir atrás de melhorias é o caminho! Com o atual cenário de instabilidades, a necessidade de revisitar planos e metas se faz presente.
De acordo com o estudo, o nível de insatisfação dos tupiniquins já ultrapassa os 50%, estando à frente de países como Argentina, Colômbia e do México. Além disso, oito em cada dez brasileiros possuem algum projeto e não conseguem tirá-lo do papel. Para o escritor, Uranio Bonoldi, as informações se relacionam: “o fato de muitos se sentirem com essa impotência está diretamente associado ao quadro de incertezas vivenciado em nosso país. A economia oscilante, a falta de políticas de longo prazo, de incentivos para bons projetos e um conjunto de fatores acaba por desestimular boas ideias.”
Para mudar esse cenário, é preciso seguir algumas orientações. O escritor lista as principais posturas adotadas para romper o ciclo de desânimo e realizar seus sonhos.
Reinventar
Estamos mudando a todo o tempo. Pensando nisso, o especialista ressalta a importância de se reinventar nos próximos anos. “É possível tirar do momento algo positivo, pois a tecnologia nos brindou com grandes facilidades e conquistas, As mudanças podem ser inúmeras ao longo de nossas carreiras e as necessidades do mercado mudam com maior velocidade. Portanto, precisamos estar atentos em oferecer a melhor solução para nossos clientes e para as empresas nas quais trabalhamos”, aconselha Bonoldi.
Poder da ação
A trajetória para modificar e reafirmar seus objetivos deve começar com a sua força interior de escolher, decidir e agir. “Precisamos sempre estar em movimento. Dizer não à preguiça de começar algo novo e de aprender. Tomemos cuidado com aquela história da busca pela felicidade, afinal ela pode e deve estar aqui e agora! Não em algum lugar longínquo para ser buscada, deve ser sentida todos os dias por meio da realidade e enxergando o lado bom nas adversidades” sugere o escritor.
Produtividade
Melhorar a produtividade está ligado ao foco e atenção do momento presente. Para o especialista é sobre saber se entregar e ter comprometimento: “se as pessoas não enxergam propósito em seus atos, terão enormes chances de sofrer distrações de todo tipo e isso mina a produtividade e a eficácia de nossas ações. Para isso, a resposta está no autoconhecimento, pois é a base para as boas escolhas e decisões difíceis da vida.”
E quanto ao momento atual?
Diante do atual momento de pandemia e o isolamento social, a infelicidade dos brasileiros pode se intensificar e pensar em práticas motivacionais nem sempre é tão fácil. Para fomentar as dicas de Bonoldi, Priscilla Bencke, especialista em neurociência aplicada à arquitetura, relembra: é o momento de se atentar aos pensamentos e emoções. “Há um tempo foi realizada uma pesquisa pelo Happiness Research Institute, da Dinamarca, no qual era pedido às pessoas para descreverem uma memória feliz. Nas respostas identificou-se padrões em quase todas elas, como 62% terem ligação direta com aspectos multissensoriais e 56% emocionais. Essa fase da quarentena vai ficar marcada na mente das pessoas, mas a decisão sobre como isso vai ser lembrado depende como a enxergamos”, orienta Priscilla.
Para cumprir seus objetivos e ser uma pessoa mais motivada, é importante manter o foco em suas metas. Por isso, o Nube possui vários conteúdos para te auxiliar a realizar seus sonhos. Torcemos por você!