A transformação digital não começou agora. Desde a invenção do e-mail, em 1971, e com os primeiros editores de textos e planilhas, na década de 1980, o mundo corporativo nunca mais foi o mesmo. No entanto, essas alterações serão ainda mais sentidas quando a inteligência artificial e processos robotizados forem mais efetivos na substituição do trabalho humano. Vive-se um boom de tecnologias capazes de mudar a forma de convivência em sociedade. Quais são essas novas tendências do momento?
Segundo o relatório Digital 2019 da We Are Social e da Hootsuite, cerca de 70% da população brasileira tem acesso à Internet, volume acima da média global de 57%. Elton Ivan Schneider, diretor da Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios do Centro Universitário Internacional Uninter, explica como o atual cenário está aumentando a velocidade de uso de ferramentas inovadoras. “A pandemia está transformando a maneira como vivemos. De forma abrupta, passamos a depender da tecnologia para trabalhar, nos relacionar, estudar, comprar entre outros”, afirma.
Para o diretor, o momento atual está adiantando a chamada sociedade 5.0: uma proposta de modelo de organização marcada pela utilização de big data, inteligência artificial e Internet das Coisas (IoT). “O sucesso de uma nova tecnologia depende de seu uso social. No caso de hoje, todas as técnicas capazes de reduzir o impacto do isolamento exigido pela pandemia serão consideradas bem-vindas e benéficas”, ressalta Schneider.
O gestor também acredita ser necessário cuidado com esses novos recursos: “elas podem ser importantes e interessantes para o momento, mas possuem potencial para serem devastadoras, se não forem bem dosadas.”
Soluções atuais no futuro
Uma das principais tendências do presente é a necessidade de profissionais especializados e com conhecimento na área digital. “No futuro, haverá uma escassez e uma supervalorização de quem já está pronto para ‘surfar nessa nova onda’. Se trata de uma realidade do mundo dos negócios e da empregabilidade”, menciona o diretor.
Além disso, outros setores como marketing digital, e-commerce, teletrabalho também foram impactados pela digitalização. Segundo Schneider, cada uma dessas atividades deve ser aprimorada a partir de agora. “O home office, por exemplo, já seguia algumas orientações jurídicas, mas faltava o ‘empurrão’ para acontecer, não tem mais volta, vai ser uma realidade daqui para frente”, orienta o especialista.
EAD
Para exemplificar uma das inclinações tecnológicas, o diretor utiliza o cenário do ensino a distância (EAD). Essa modalidade é representativa desde 2018, quando 52% dos alunos do ensino superior brasileiro já a adotaram. Para Schneider, as previsões são positivas: “no próximo censo veremos essa tendência se solidificar e ser a nova realidade da educação.”
Uma das áreas de atuação da Agência Casa Mais é por meio de aulas imersivas dentro de uma sala virtual. A maneira encontrada foi desenvolvendo a plataforma REUNI, uma solução de Webconferência definida pelo uso da tecnologia VR e avatares 3D para encontros on-line, semelhantes ao presencial. “Trata-se de um mecanismo em realidade virtual com o objetivo de aprimorar não somente a estética das conferências, mas, sobretudo, a experiência de imersão dos usuários, ajudando na assimilação do conteúdo de forma assertiva em um cenário totalmente interativo e lúdico”, afirma Fabio Costa, CEO da agência.
Muitas inovações estão sendo criadas ou aprimoradas no atual cenário, por isso é importante se manter informado. Acompanhe nossos conteúdos para saber as novidades do mercado profissional. Se deseja saber mais sobre as inovações tecnológicas, assista a nova matéria da TV Nube: como gerenciar equipes a distância? A produção também se adequou ao novo contexto e criou o programa, “Conexão Ilimitada”, com entrevistas gravadas da casa de cada um dos entrevistados.