Mesmo com o isolamento social, é possível visitar exposições e centros artísticos ao redor do mundo. São ótimas oportunidades para aprender sobre arte, cultura e desenvolver novos conhecimentos profissionais e pessoais. Pensando nisso, o Nube listou algumas das principais mostras para você aproveitar no fim de semana.
Queerentena - Museu da Diversidade Sexual
A Queerentena foi criada com o objetivo de visibilizar artistas LGBTI+ e as formas como estão encontrando para criar e discutir o momento de isolamento social devido à pandemia de Covid-19. A curadoria foi responsável por agrupar narrativas em comum entre a maior parte dos trabalhos recebidos e a discussão sobre como a sociedade de modo geral está passando por experiências, já vivenciadas cotidianamente por esse grupo, como a solidão, insegurança e ansiedade.
O Homem e a Vida
A música teve um papel importante na Bienal de 1985. Em O Homem e a Vida, a diretora de música da edição, Anna Maria Kieffer, preparou uma programação com músicos, poetas e compositores, tais quais Augusto de Campos, Paulo Gomes Garcez e John Cage. Esse último apresentou a performance para 12 harpas Cartão postal do paraíso, realizada no Teatro Sérgio Cardoso. Confira a apresentação, com certeza irá se encantar!
Há sempre um copo de mar para um homem navegar
Privilegiando obras de cunho político, Agnaldo Farias e Moacir dos Anjos destinaram cerca de 400 atividades a seis espaços conceituais intitulados Terreiros, e estabeleceu como tema um verso de um poema de Jorge de Lima: "Há sempre um copo de mar para um homem navegar". A exposição sintetiza a idéia de utopia da arte e de cada artista ser um infinito capaz de modificar o mundo. São ótimas reflexões!
Palácio da Bolsa Oficial de Café
O Museu do Café aborda a trajetória da cultura cafeeira. Por meio da galeria, você verá fotos e textos com memórias importante para o Brasil e especialmente para São Paulo. Será possível percorrer a história antes mesmo da inauguração do edifício na esquina entre a rua 15 de Novembro e rua do Comércio.
Ocupando três galerias do pavilhão de exposições, “O Rio dos Navegantes” apresenta ao público mais de 550 itens, entre pinturas, fotografias, vídeos, instalações, objetos, documentos e esculturas capazes de recriar a história do Rio de Janeiro como cidade portuária desde o século XVI. No tour virtual disponível no canal do MAR no YouTube é possível percorrer todos os espaços da exposição e conhecer mais detalhes sobre as obras e temas.
A Galeria F 28 está com uma exposição virtual diretamente do seu Instagram, com fotos incríveis da cidade de São Paulo feita por diversos fotógrafos. A exposição conta com uma série de dez fotos da cidade de São Paulo, quase todas inéditas e feitas em 2019. A ideia é o perfil publicar um artista a cada cinco dias.
IC para crianças: Aulas de Ilustração com Augusto Figliaggi
Para os pequenos, com a suspensão temporária das suas atividades presenciais, o Itaú Cultural prepara uma programação às terças e quintas. Os artistas Augusto Figliaggi e Gabriela Gil ministram aulas de ilustração on-line para crianças. Os vídeos do curso são disponibilizados no site e no YouTube.
Gostou das dicas? Fique ligado no blog e nas redes sociais do Nube e acompanhe conteúdos essenciais para o seu desenvolvimento profissional e pessoal. Com certeza você irá aprimorar habilidades incríveis!