Gestão do tempo e produtividade são conceitos diferentes, mas complementares. A forma como o profissional se organiza influencia diretamente os resultados produzidos por ele. Uma pesquisa conduzida pela professora da Universidade da Califórnia de Irvine, Gloria Mark, revela: uma pessoa leva cerca de 20 minutos para começar a se concentrar novamente após ser interrompida. Portanto, saber administrar a jornada de trabalho é essencial para um fluxo positivo.
A mentora de produtividade, Marcele Policarpo, acredita ser valioso cada segundo. Por isso, pontua os principais inimigos do rendimento profissional.
Fazer várias tarefas ao mesmo tempo
O famoso multitasking, ou fazer várias coisas ao mesmo tempo, é prejudicial para a concentração. “Não é possível ter 100% de foco em duas atividades simultaneamente. Você só conseguirá ter atenção rasa e não toda dedicação necessária. Algumas pessoas querem fazer duas, três e até quatro coisas conjuntamente. Porém, isso faz não é viável”, afirma Marcele.
Não saber dizer não
Ter dificuldades para dizer “não” pode comprometer a sua produtividade pessoal e profissional. “Aprenda a valorizar as suas necessidades e colocar limites às solicitações externas. Quando você cuida de si, você se atenta melhor ao outro quando for preciso! É o princípio das ‘máscaras de oxigênio’, coloque primeiro em você, depois ajude a pessoa ao seu lado”, aconselha a especialista.
Não ter planejamento
Somente por meio do planejamento conseguimos ganhar mais tempo e atuar de forma proativa. “Faça uma programação capaz de te permitir colocar a mão na massa todos os dias para conquistar seus objetivos. Quanto mais você planejar a sua rotina, mais tempo terá para fazer práticas de lazer e entretenimento”, sugere a mentora.
Deixar notificações ativas no celular
Um dos grandes adversários de uma dinâmica produtiva são as distrações. “Não permita interrupções, desative todas as notificações do seu celular, pois cada toque recebido é um motivo para perder o foco. Você sai de um nível intenso de concentração para um grau superficial”, menciona Marcele.
Home Office
O teletrabalho é ainda mais desafiador quanto o assunto é gestão de tempo. Para Melina Alves, fundadora da DUXcoworkers, os coordenadores também devem compreender as dificuldades do atual cenário: “as empresas devem perceber as novas funções desempenhadas pelos colaboradores em um ambiente diferente ao quais estão acostumados. Assim, a cobrança de prazos deve estar dissociada do cumprimento da jornada de trabalho ‘normal’, pois a depender do desenrolar dos dias domésticos de cada um, teremos cargas horárias diferentes de um funcionário para outro.”
Melina orienta ainda sobre a importância da colaboração para lidar com as responsabilidades. “É fundamental para o sucesso do trabalho remoto. Contar com a compreensão, engajamento, feeling e empatia da equipe é um desafio, mas não chega nem perto do impossível. A paciência deve ganhar espaço para a cobrança não atrapalhar quem está fazendo o possível para cumprir suas obrigações e as relações de confiança se estabelecem a partir daí”, recomenda a CEO.
Quer mais dicas sobre produtividade e gestão de carreira? Então, continue acompanhando nossos conteúdos e matérias aqui no blog e nas redes sociais. Assim, você se mantém atualizado e desenvolve novas habilidades essenciais para o mercado de trabalho.