A pandemia do coronavírus transformou a rotina de milhares de profissionais e empresas as quais passaram a adotar o home office como alternativa para manter as operações. Entretanto, produtividade e foco nas tarefas estão entre os desafios da quarentena nesse cenário. Fica a pergunta: como vencer esse desafio?
Muitas pessoas estão experimentando essa modalidade pela primeira vez. “Isso, de certa forma, necessita uma rápida adaptação. Dificuldades podem surgir, mas a palavra-chave para evitar problemas entre os líderes e funcionários é comunicação e organização. Combinar com o time uma estratégia pensando em canais os quais supram a necessidade do trabalho, é primordial”, explica Rebeca Toyama, especialista em estratégia de carreira.
Gestão humana
Na visão de Angélica Mota, consultora de RH na Melius, em Brasília (DF), o primeiro foco do gestor nesse momento deve ser o olhar humanizado em relação à equipe. “Nós brasileiros temos uma cultura calorosa, gostamos de contato e proximidade. Quando se retira tudo isso e o indivíduo precisa ficar isolado em casa, pode haver uma mudança de humor, assim como incidência de ansiedade e sintomas depressivos”, explica.
Por isso, antes de cobrar resultados, o líder deve ter o cuidado de estar constantemente em contato com o staff, demonstrar interesse genuíno pela saúde física e mental do empregado. “Aí, então, pode voltar suas preocupações para as entregas”, continua Angélica.
Ela deixa orientações para os gerentes:
- Verificar se o funcionário possui infraestrutura e equipamentos necessários para realizar as atividades.
- Fazer sempre o cronograma de entregas e a divisão de responsabilidades semanalmente e mensalmente,
- Acompanhar os resultados diariamente e fazer, quando preciso, reuniões rápidas de alinhamento.
- Em videoconferências, ter o cuidado de preparar a pauta com antecedência e divulgar para os participantes, para eles se prepararem adequadamente.
- Trabalhar com o conceito de confiança no time, assim como de autorresponsabilidade.
- Nunca expor nenhum colaborador em chamadas virtuais em grupo. A regra de ouro do feedback também vale para a atuação remota: devolutiva construtiva se dá em particular, positiva em público.
- Crie uma cultura de comunicação aberta e partilhamento de ideias, a fim de os liderados se sentirem à vontade para sugerirem mudanças e apresentarem críticas pertinentes sobre uma metodologia a qual não esteja funcionando.
Colaboradores
Para os profissionais sem costume com a modalidade, o primeiro passo é entender: mesmo em casa, devem cumprir a carga horária acordada com a organização. Assim, respeite uma jornada com início, pausa para o almoço e fim. Desse jeito fica mais fácil assimilar a novidade. Negocie também com os demais moradores do lar para não haver interrupções. Se possível, isole-se em um local sem trânsito de pessoas.
“Outro ponto importante é evitar o bombardeio de informações durante o período. O excesso, muitas vezes fake news, pode causar dispersão em relação às demandas diárias. O ideal é separar um momento no dia, de preferência após o expediente, para se informar por meio de fontes confiáveis”, elucida Angélica.
Além disso, é válido usar a tecnologia para se aproximar das pessoas, tanto no quesito profissional como no pessoal, a fim de diminuir o sentimento de solidão. Cuide também da saúde física e mental: alimente-se bem, faça exercícios e hobbies caseiros.
Se quiser saber mais dicas sobre home office, continue acompanhando as atualizações do blog! Conte com o Nube e boa sorte!