A crise de saúde pública e a necessidade de realizar trabalho remoto pegou muitas empresas e colaboradores de surpresa. Afinal, o distanciamento social é a medida necessária para conter a pandemia. Contudo, as novas tecnologias impactam e auxiliam as questões corporativas. Assim, é preciso ter as ferramentas certas e manter uma praxe para se ajustar bem à modalidade.
Mesmo antes da pandemia, segundo pesquisa do International Workplace Group (IWG), o expediente flexível já era um fator decisivo para as companhias atraírem talentos. Com mais de 15 mil entrevistados, 54% dos respondentes consideram a possibilidade de home office e outras facilidades mais importantes em relação a estar em uma grande corporação.
Criação da rotina
Contudo, quem realiza essa forma de atuação precisa ter disciplina para não deixar de cumprir atividades. Assim, criar uma rotina é uma dica importante. Na visão de Danila Dias, analista de negócios em RH no Buffet Renata La Porta, em Brasília (DF), o primeiro passo é montar um local adequado para realizar as tarefas laborais.
“Crie um ambiente como o do trabalho, para o cérebro conseguir assimilar a situação. Gere ainda um cronograma do dia a dia de ofício, com foco no desenvolvimento, sem perder a qualidade nem o desempenho nas entregas” recomenda.
Evitar as distrações também é fundamental. Por isso, o analista administrativo Joelton Prado, costuma ser cauteloso com esse tipo de execução. “Tomo cuidado com o volume de afazeres e estabeleço metas compatíveis com o cargo e expediente adequados. Desse jeito há mais efetividade”, afirma o supervisor.
Organização
Algumas recomendações práticas podem ajudar nesse momento. A primeira delas é realizar ações com a finalidade de dizer para o cérebro: é hora de trabalhar. Então, evite ficar o dia todo de pijama. Arrume-se e vista-se como se fosse sair para a empresa. Cumpra também os horários. Por exemplo: se você chegava às 8h no escritório, esse pode ser o momento de ligar no notebook. O local é relevante para o cumprimento dos afazeres. Portanto, escolha um espaço bem iluminado, com boa temperatura e poucos ruídos externos. Alerte tambéms os familiares sobre a sua nova rotina.
Outra indicação é utilizar agenda física e post-its, se você for mais analógico. Vale também apostar nos recursos digitais, como o calendário e lembretes do celular. Eles enviam mensagens automáticas lembrando de afazeres e compromissos. Dessa maneira, você evita se perder se houverem distrações inevitáveis no lar.
Veja outras orientações:
- Enumere as ações a serem feitas.
- Estabeleça prioridades e urgências.
- Defina um turno para o cumprimento de cada afazer.
- Não deixe deveres para a última hora.
Não se esqueça de manter a comunicação e histórico de conversa por meio de aplicativos, a fim de estar disponível para auxiliar a equipe. Afinal, mesmo à distância você ainda tem um time! Durante as videoconferências, mantenha a postura e cordialidade, como se fosse um encontro presencial.
Para saber mais dicas, faça nosso curso gratuito “Como administrar seu tempo”. Com ele, você aprenderá técnicas de planejamento as quais irão auxiliá-lo em sua vida pessoal e profissional. A capacitação está organizada em quatro módulos, de modo a apresentar um novo conceito a cada etapa. Além disso, fique sempre atento aqui no conteúdo do blog. Estamos postando diversas matérias pensando nesse momento especial para ajudar você e sua equipe a lidarem com o trabalho à distância.
Seja ordenado e aproveite o melhor do home office!