Se no passado ser líder era apenas chefiar e passar comandos para os colaboradores obedecerem, hoje em dia o mercado não aceita mais tal postura por parte de quem quer ser chamado de gestor do futuro. Exercer essa posição é ter sede de inovação, fazer o necessário em busca de melhores técnicas e encontrar a forma adequada de colocá-las em prática.
Na visão de Marcia Costa, consultora de RH autônoma em São José dos Campos (SP), uma das principais características do diretor é a imparcialidade. “Assim, terá discernimento na tomada de decisão. Outros pontos são o carisma, conhecimento técnico, resiliência, ótima comunicação e escuta. Precisa saber ouvir os subordinados com atenção e respeito, sem pré-julgamentos”, explica.
Desenvolvimento
De acordo com o estudo Sólides Report, 53% dos funcionários brasileiros têm característica de liderança. Além disso, 57% dos chefes nacionais apresentam perfil informal, sendo esse um tipo de autoridade fomentado para suprir a necessidade de um mundo em constante transformação. Assim, o foco é levar a organização para um espaço de desenvolvimento de talentos.
“As grandes e até mesmo as pequenas companhias buscam hoje um dirigente o qual evoluiu junto com o espaço corporativo e anda lado a lado com a implementação de novas metodologias para o crescimento empresarial. O novo gerente sabe comunicar sua visão de forma inspiradora para fazer sua equipe entender seu papel de mentor e treinador dentro do ambiente organizacional”, explica Mônica Hauck, fundadora da Sólides.
Uma característica fundamental a ser observada é a comunicação. Ela deve ser cultivada de maneira positiva, indo muito além de apenas dar ordens. Afinal, é possível ser assertivo sem ser agressivo, por meio da linguagem não violenta. Vale usar o diálogo e palavras mais propositivas ao invés de destrutivas.
Por fim, coordenador deve olhar para si e enxergar como executar o gerenciamento organizacional pensando nas constantes mudanças mercadológicas e da própria empresa. A nova gerência entende a necessidade da confiança e respeito, as quais devem estar presentes em todo o time e em outros setores da companhia. Esse é o caminho para companhias desejosas de realmente alcançarem os melhores resultados em gestão de talentos.