Ficar em casa não precisa necessariamente ser sinônimo de tédio. Com as ferramentas virtuais, já é possível realizar diversas atividades por meio digital. Expandir seu repertório cultural é uma delas. Muitos museus e centros artísticos já estão disponibilizando obras e conteúdos para você aprender a distância. Aproveitar esse momento para desenvolver novas habilidades pessoais e profissionais pode fazer todo diferencial em seu futuro. Confira algumas dicas!
Para o público interessado em literatura, a Casa das Rosas oferece o “encontro.com”, projeto de conversas on-line com diversos temas ligados à escrita, edição e circulação de livros. A iniciativa será introduzida pelo crítico literário, Manuel da Costa Pinto, no dia 14 de abril.
Outra data importante será em 21 de abril, com a apresentação da historiadora Cidinha da Silva. Com limite de 50 participantes, os encontros serão mediados pelo coordenador do CAE (Centro de Apoio ao Escritor) e o público poderá interagir com perguntas. A programação será quinzenal, às terças-feiras, das 19h às 20h.
Ainda em abril, os encontros do "Páginas Abertas: poéticas sincrônicas" farão parte da programação. Nesta série, agora em formato on-line, serão abordados livros de autores referência para Haroldo de Campos, destacando a presença em seu acervo e ressaltando a atualidade de seu percurso crítico.
O Museu da Imigração de São Paulo liberou o acesso de exposições e mais de 250 mil imagens de seu acervo digital. É um verdadeiro convite para fazer uma viagem no tempo e conhecer um pouco mais sobre o processo de imigração brasileiro.
Entre as exposições, está a mostra “Viagem, sonho e destino”, apresentando a trajetória dos imigrantes desde a chegada no litoral paulista até o processo de adaptação ao novo país. A visita na web é uma ótima oportunidade para entender mais sobre a história nacional.
Para quem está sentindo falta de acompanhar os jogos esportivos, o Museu do Futebol preparou uma série de opções sobre a modalidade. Você pode descobrir como foi a escolha do uniforme canarinho, aprender mais sobre o futebol feminino e conhecer a biografia de grandes nomes do desporto.
Além disso, o museu permite fazer uma visita virtual ao seu espaço dentro do Estádio do Pacaembu e curtir músicas preparadas em uma playlist especial sobre o tema no Spotify.
Já pensou em assistir shows de grandes ícones internacionais? O canal do Youtube, Global Citizen, está repleto de lives gravadas por artistas como Lady Gaga, Jennifer Hudson e Chris Martin. Os cantores montam seus espetáculos direto de suas casas e ainda interagem com o público. O projeto promete novas apresentações para os próximos dias.
Para quem prefere música clássica, precisa conferir a iniciativa do Coro Internacional de Ópera, em Roma. Cada musicista toca em sua residência e o resultado é um compilado dos vídeos caseiros. O objetivo é aproximar as pessoas com o poder da arte.
Por fim, os profissionais italianos, especialmente da área da saúde, são homenageados por todo o trabalho e dedicação durante o momento de luto do país. O resultado é emocionante!
Se você deseja mais dicas de atividades, cursos e conteúdos, acompanhe as matérias do Nube! Aproveite os momentos em casa para se capacitar cada vez mais.