De acordo com pesquisa da Universidade de Stanford, trabalhar de casa pode aumentar a produtividade em até 13%. No entanto, para isso acontecer é necessário seguir dicas e orientações. Dessa maneira, você aproveita a comodidade do lar para potencializar sua eficiência profissional.
Daniel Schwebel, gerente de mercado da Workana no Brasil, ilustra alguns dos motivos para o cenário positivo do home office: “tendo em vista o fato de colaboradores, às vezes, gastarem horas no trânsito em grandes cidades, esse período é economizado e isso é muito vantajoso”
Segundo o gestor, as áreas mais adaptadas a este modelo são ligadas à Internet e à tecnologia, como os casos de TI e Programação, Design e Multimídia, Marketing e Vendas, e Tradução e Conteúdos. Porém, companhias de outros segmentos estão descobrindo a possibilidade de trabalhar a distância, como equipes jurídicas e de finanças. Basta, no entanto, possuir infraestrutura e seguir certas diretrizes. O especialista sugere algumas das principais indicações para expandir o rendimento durante o trabalho remoto.
Tudo começa com o ambiente
Escritórios podem não ser os ambientes ideais para manter a concentração. Barulho de telefone, conversas paralelas entre outras coisas podem atrapalhar e tirar o foco na hora de fazer alguma atividade. Por isso, Schwebel recomenda: aproveite para escolher em sua casa um lugar silencioso e livre de estímulos externos.
Conforto é essencial
O termo ergonomia define o estudo da relação do homem com seu espaço laboral e visa estabelecer condições adequadas e seguras aos trabalhadores. Portanto, definir um meio confortável para cumprir o expediente pode fazer toda a diferença.
“Tenha uma boa cadeira capaz de garantir uma postura apropriada. Isso é muito importante para a saúde!”, afirma o executivo. Além disso, é fundamental contar com equipamentos funcionais. “Procure ferramentas certas, como computador, headset e Internet de qualidade.”
Tenha empatia!
O teletrabalho neste momento é uma novidade para muitas empresas e pode ser uma realidade desafiadora. Pensando nessa perspectiva, Schwebel orienta: “as corporações estão passando por uma adaptação urgente. Nem sempre terão os melhores processos imediatamente, mas os funcionários junto com os seus líderes possuem a oportunidade de testar e dar feedbacks sobre a melhor forma de cooperar e se comunicar de maneira remota.”
Em meio ao contexto instável, é primordial também preservar valores de uma equipe. “A troca de informações entre as pessoas nesse período será uma grande experiência de empatia. Alguns possuem diversos papéis (pai, filho, marido, gestor) e é preciso haver muito diálogo para executar as funções e maximizar os resultados”, ressalta o gerente.
Mantenha a motivação
Apesar das dificuldades, um dos fatores essenciais para perpetuar um ritmo produtivo é estimular práticas motivacionais. O diretor de operações da Service IT, Cleverton Alves, aconselha: “não importa seu nível hierárquico, vale mesmo é com quanta paixão você desenvolve seu ofício. No mundo de hoje, todos querem resolver os problemas rapidamente e ser muito bem atendidos, isso faz toda a diferença.”
Alves menciona ainda a importância de ser um profissional engajado e criativo apesar das circunstâncias. Para ele, ser responsável com suas demandas é imprescindível em qualquer tipo de serviço e só pode gerar bons frutos.
Se você deseja mais recomendações de como manter a produtividade no home office acompanhe as matérias e conteúdos do Nube!