Você já teve a sensação de ter sido improdutivo o dia todo, mesmo tendo concluído vários afazeres? Embora isso seja comum na vida de muitas pessoas, o problema é reversível se alguns tópicos forem levados em consideração, principalmente no contexto profissional. Saiba mais!
Imprevistos atrapalham
De acordo com a especialista em desenvolvimento de alta formance e fundadora da Kyma Coach, Luciana Carreteiro, esse aspecto é tratado comumente com seus clientes. “Isso ocorre quando planejamos nossa semana e os eventos acabam preenchendo o tempo. Com isso, temos a sensação de não sermos produtivos, pois não temos uma visão geral de tudo realizado”, explica.
Débora Siqueira já passou por algo assim e conta como isso já a prejudicou. Atualmente, estudante de jornalismo pela PUC de Campinas, ela conta já ter se sentido presa à situação. “Você se sente estagnada e logo vem a frustração porque é impossível mensurar as conquistas”, compartilha.
Para Luciana, sem dúvidas, parar para refletir sobre onde se quer chegar e quais metas alcançar não é uma tarefa fácil. “Para nós, é difícil tomar uma decisão, pois toda escolha é uma renúncia. Porém, o ideal é não enxergarmos parte dessa atitude como uma perda, pois, aos poucos, com a experiência, aprendemos como essa dedicação se torna um ganho”, defende.
Por onde começar?
Depois de eliminar essa preocupação, é primordial ter um mindset de crescimento, ou seja, acreditar possuir a capacidade para realizar seus desejos. “A qualidade dos seus pensamentos será determinante para conseguir desenhar seus intentos. Você deve ter ambição de ir além e sentir esse estímulo de querer evoluir, seja na vida pessoal ou profissional”, orienta Luciana.
Positividade é crucial
Segundo a especialista, é muito importante sua atitude mental te influenciar positivamente e te empoderar a superar suas limitações. “Normalmente, é fácil optarmos por não fazer nada e procrastinar a ação, mas se esse comportamento for constante, ele nos distancia do objetivo maior, pois a construção da mudança se faz com pequenas atitudes diárias”, constata.
Autoconhecimento ajuda na jornada
Dessa maneira, para reprogramar seus pensamentos, é vital descobrir e anotar suas competências e forças. “Com isso, é possível desenvolver seu modelo mental. Feito isso, um dos exercícios mais valiosos a praticar é o ‘Planejamento do Roadmap (uma espécie de "mapa" para organizar as metas)’. Com ele, questione-se: ‘onde quero estar em 2025?’. A partir daí, estipulo os escopos ano a ano, vindo do prazo final até a atualidade. Isso permite ao indivíduo a capacidade de se projetar no futuro e, principalmente, o convida a fazer escolhas continuamente”, comenta.
Um alerta
Para Luciana, essas idealizações são diferentes das “resoluções de final de ano”. “As finalidades de longo prazo são as realmente almejadas e isso requer programação. Logo, para ter um bom alvo, é preciso ser específico”, propõe.
A coach finaliza dizendo: “toda segunda-feira, dedique 30 minutos para estipular toda a sua semana e certifique-se de incluir seus novos hábitos. Experimente fazer uma tabela simples com, no máximo, dez itens ligados aos seus propósitos e avalie-os diariamente. Seguindo isso com consistência, você vai conseguir deixar os dias de procrastinação para trás”, conclui.
Siga as orientações para ter uma trajetória de sucesso! Quer saber mais sobre o tema? Veja aqui!