O mundo enfrenta a pandemia do novo coronavírus, com centenas de casos confirmados no Brasil. A recomendação da Organização Mundial da Saúde - OMS é o isolamento social, devido a facilidade de disseminação do vírus. Por isso, empresas já começaram a liberar os times para trabalharem de casa. Saiba mais!
O governo federal publicou ontem uma medida provisória regulamentando o teletrabalho (home office), inclusive para estagiários e aprendizes. A MP 927/2020 terá validade durante o período emergencial no qual os impactos da crise de saúde pública serão mais diretos e intensos para todo o setor empresarial brasileiro.
Nossa empresa cliente, Thales Dis Brasil, com sedes em São Paulo (SP), Barueri (SP) e Rio de Janeiro (RJ), já adotou a política. “A prática era mais comum com os efetivos e não com os estagiários. Por estarem em período de aprendizado, sempre avaliamos como essencial o acompanhamento de seu desenvolvimento mais de perto. Porém, a partir desta movimentação devido ao COVID-19, eles estão atuando remotamente também”, explica o head de talent acquisition para a América Latina, Rodrigo Morassutti.
Supervisão à distância
A fim de garantir a supervisão dos jovens, Morassutti realiza reuniões diárias visando definir as prioridades. “Dessa forma, conseguimos ter uma medida de produtividade e resultados alcançados. Ao início do dia seguinte, revisamos os pontos pendentes. Isso tem funcionado muito bem porque, conseguimos, em equipe, manter o foco no trabalho, com divisão de tarefas”, comenta.
Giovanna Sombra, estagiária no setor de Talent Acquisition, descobriu a possibilidade de ser produtiva mesmo fora do escritório. “Eu tenho as minhas atividades a serem realizadas sempre bem organizadas e passadas para mim diariamente. Apesar da presença não ser física, eu me sinto bem orientada e guiada no meu estágio”, afirma.
Contratação remota
As empresas podem contar ainda com a tecnologia do Nube para a opção de vídeo entrevista gravada com questionários e provas on-line a fim de manter os processos seletivos em andamento. Assim, contrate estagiários para atuarem em home office! Você pode supervisionar à distância e manter sua organização estruturada.