Ouvimos muito falar da importância de incentivar o gosto pela leitura, mas, além de criar esse hábito, é fundamental compreender os motivos pelos quais essa atitude traz benefícios. Veja a seguir as dez razões para se empenhar em consumir obras literários!
No Brasil
De acordo com uma pesquisa organizada pelo Instituto Pró-Livro, quase metade da população brasileira não lê e outras 30% sequer já compraram um produto da categoria. Por isso, se você quer destaque na carreira, precisa se atentar para ter um português correto e mais criatividade.
Como reverter isso?
Pensando em meios de convencer os indivíduos a criarem esse costume, a especialista em educação, Janaína Spolidorio, listou vários benefícios da prática. Um deles, é relacionada à descoberta de novos mundos e, com isso, obtém-se o fortalecimento do raciocínio. “Quem tem contato com outras realidades pelas histórias consegue ter a imaginação estimulada e começa a criar seus próprios mundos”, aponta. Acompanhe:
1 – Desperta e facilita a capacidade ligada à imaginação.
2 – Enriquece o vocabulário
3 – Melhora a escrita e amplia o domínio da língua
4 – Aumenta a habilidade de sintetizar informações
5 – Favorece a análise de informações
6 – Diminui falhas de ortografia
7 – Permite conhecer outras épocas e outros lugares
8 – Melhora a compreensão leitora
9 – Eleva o nível cultural, proporcionando novas oportunidades
10 – Melhora a saúde mental
Rotina agitada
A estudante de letras, Maria do Carmo, confessa já ter encontrado vários problemas para incluir essa atividade em sua rotina. Mesmo antes de entrar na graduação pela Unicamp, ela já dava aulas e trabalhava. Com isso, seus horários ficaram apertados e gerenciar um espaço para incluir alguma literatura foi difícil. “Precisei ser extremamente regrada e também tirar proveito durante o tempo gasto com o transporte para me locomover pela cidade”, aponta.
Portanto, se atentar a esse tópico é fundamental para conquistar seu espaço e melhorar suas características, tanto no âmbito pessoal, quanto no acadêmico ou profissional. “Falando de modo geral, quanto mais se lê, mais se compreende”, estimula Janaína. Conte sempre com o Nube!