Nas empresas, o papel de guiar e orientar cabe ao líder. Ele deve ter a capacidade de garantir o alcance dos melhores resultados por meio do direcionamento adequado da equipe. Assim, para exercer a liderança, é preciso definir qual tipo de dirigente se deseja ser.
Os supervisores são especialistas em tomar decisões. Atualmente, já não há mais espaço para o autoritarismo e centralização por parte de quem ocupa o cargo. Afinal, já é de conhecimento comum o dano desse tipo de atitude para a produtividade. Assim, ser um bom gerente hoje é ter foco no time, incluir os liderados nas decisões, estratégicas e na construção de soluções e resultados.
“É fundamental para quem gerencia não ter medo de ser superado pelo time, muito menos se tornar indispensável. Na verdade, o sucesso dessa posição é quando tem confiança para dar autonomia aos outros e passa inspiração suficiente para o barco andar sem ele”, afirma Geovana Mendes, consultora de RH em Brasília (DF).
Orientações
Veja 10 dicas de Marcia Sasdelli, especialista em Desenvolvimento de Carreira e Liderança:
1) Atualize-se! Estudar e aprimorar conhecimentos deve ser uma constante!
2) Conheça sua equipe! A importância desta ação é identificar qual a melhor posição de um profissional dentro do grupo, assim como suas principais habilidades e dificuldades.
3) Admita os próprios erros! Todos cometem deslizes e é normal. O verdadeiro coordenador assume suas próprias falhas e é solidário.
4) Seja exemplo! É preciso dar exemplos. Nunca compartilhe a ideia do velho ditado "siga minhas palavras e não minhas ações".
5) Atue com equilíbrio! Isso deve ser feito mesmo diante de um ambiente de pressão, pois se você age com estresse, seus coordenados também vão se estressar, a motivação diminuirá e, consequentemente, a produção será afetada.
6) Saiba estipular metas! O staff deve conhecer as metas a serem atingidas. Só assim serão entregues soluções eficientes e de qualidade.
7) Não faça críticas públicas! Se necessário chamar a atenção, isso deve ser feito sempre em particular. Estabeleça rotinas de devolutivas individuais.
8) Tome decisões na hora certa! Posicione-se frente a questões mesmo se elas forem complexas para não passar uma sensação de insegurança e indecisão aos demais. Sempre com firmeza aliada à empatia. Uma demissão é uma resolução difícil de ser tomada e deve acontecer apenas quando todos os outros meios já foram utilizados (conversas, avaliações, capacitação etc).
9) Peça um feedback seu! É muito importante conhecer as expectativas e percepções dos funcionários sobre o seu trabalho.
10) Treine e identifique talentos! Ao fazer isso, você é capaz de formar setores fortes de alta qualidade! Além disso, colaboradores submetidos a treinamentos evoluem e aumentam a motivação!
“Pare um momento para refletir sobre qual ponto você precisa se capacitar para se tornar um diretor melhor e capaz de alinhar as estratégias do pessoal com a da empresa! Aproveite para planejar suas próximas ações para evoluir na carreira”, finaliza Sasdelli.
Ser um líder é coordenar com respeito. Saiba cuidar de gente e tenha uma influência admirada. Conte com o Nube e boa sorte!