Segundo a Sodexo, o Índice Geral de Qualidade de Vida no Trabalho (IQTV) do brasileiro é de 6,50 pontos, em uma escala de 0 a 10. Em 2019, houve um aumento de 5% em relação ao mesmo período de 2018 (6,22 pontos). Para os especialistas do estudo, a evolução deveu-se à leve melhora do nível de desemprego.
O levantamento mostrou ainda um crescimento nas dimensões de qualidade de vida no espaço corporativo. As variações foram de 2% a 6% em diversos tópicos, com destaque para os relacionados à saúde, bem-estar e reconhecimento. Já a matéria sobre facilidade e eficiência apresentou o menor aumento (6,87 pontos).
“Esse resultado mostra o descontentamento dos colaboradores com itens relacionados às ferramentas e tecnologias oferecidas pelas empresas para eles desempenharem suas atividades. Assim, apesar da pequena reação da economia, ainda há uma limitação no investimento das corporações, impactando o ambiente laboral”, comenta Fernando Cosenza, vice-presidente de Marketing da Sodexo Benefícios e Incentivos.
Desmotivação
A desmotivação é um grave problema para o negócio. Portanto, os gestores devem se atentar para esse fator a fim de garantir a satisfação dos funcionários e evitar perda de talentos e resultados. Para isso, medidas como pesquisa de clima e feedbacks são indispensáveis.
Alguns dos fatores mais comuns de insatisfação são:
- Falta de valorização e reconhecimento profissional;
- Conflitos com líderes e colegas;
- Cobranças excessivas e metas inalcançáveis;
- Falta de devolutivas.
“Uma análise bem atenta é necessária, observando principalmente como os trabalhadores compreendem a corporação. Todos têm uma visão ideal da companhia e uma compreensão real da mesma. Quando estas noções apresentam enormes distâncias, os choques e a desmotivação em realizar as tarefas e dar o melhor de si aparecem”, explica Mariza Baumbach, analista comportamental e especialista em carreiras.
Então, cuide de sua equipe e seja bem-sucedido!