O mercado de trabalho está em transformação constante, principalmente diante das inovações tecnológicas. Esse cenário trouxe benefícios como a otimização da produção e a eliminação de tarefas repetitivas e alienadoras da produtividade. Contudo, para se manter atraente, é preciso se atualizar.
Com o progresso acelerado, não procurar novos saberes torna os especialistas obsoletos em pouco tempo. Afinal, as exigências têm aumentado de forma exponencial. Portanto, não basta ter apenas a formação tradicional se o desejo é galgar os degraus da carreira.
Para Amanda Morais, assistente de RH na Coopersystem, em Brasília (DF), as profissões de hoje requerem muito mais competências comportamentais. “A cada dia o high tech substitui as habilidades técnicas e demanda maior capacidade de aprendizagem, relacionamento interpessoal, criatividade, etc”, explica.
Renovação do conhecimento
A transformação digital possibilitou ainda a inovação nos métodos de treinamento. “Novas tecnologias, como realidade aumentada, de gamificação, vídeos interativos e aplicações de inteligência artificial vem transformando o conceito de aperfeiçoamento profissional e aproximando processos de atualização. Antes, eles eram predominantemente oferecidos presencialmente e em formatos rígidos”, ressalta Richard Vasconcelos, CEO da LEO Learning Brasil.
Portanto, a dica é se antecipar, investindo em educação de modo geral, não necessariamente em especializações com alto custo. “Caso isso não seja possível, existem diversos cursos de curta duração presenciais e on-line, eventos da área e sobre inovação. Essas atividades também ajudam a abrir horizontes”, finaliza Amanda.
Então, seja qual for sua idade, cargo ou jornada de trabalho, é preciso se reciclar constantemente. Aproveite os cursos gratuitos do Nube! Boa sorte.