Em uma organização, os líderes são o ponto de equilíbrio, as peças-chave para fazer a diferença e atingir metas. Portanto, na hora de gerir uma equipe, o feedback e a inteligência emocional para lidar com diferentes personalidades, bem como a capacidade de compreender, são fatores essenciais.
No entanto, um gestor pode ser nocivo para o time quando o contamina emocionalmente. “Encontramos também muitos colaboradores com esse perfil. Contudo, o supervisor tóxico tem um peso ainda maior para todo o grupo, pois ele é capaz de potencializar até mesmo o comportamento de quem já age assim, gerando grande prejuízo para todos”, explica Mariza Baumbach, analista comportamental e especialista em carreiras, do Rio de Janeiro (RJ).
As atitudes prejudiciais incluem, principalmente, a falta de respeito com as pessoas. Por exemplo: colocar apelidos não solicitados, falar mal de todos para gerar instabilidade, cobrar, ameaçar, humilhar e usar de preconceito. “São situações nas quais o empregado se sente desconfortável diante dos outros e, por fim, de si mesmo”, continua Mariza.
Atitudes positivas
A função do diretor é unir o staff e coordenar o alcance dos objetivos em comum. Partindo desta definição, Baumbach aponta algumas condutas as quais devem fazer parte das qualidades do chefe:
- Ética e honestidade: em suas ações particulares e no trato com seus liderados.
- Delegar funções: essencial para a saúde da equipe.
- Ter compromisso e passar confiança: os trabalhadores devem poder contar realmente com o dirigente.
- Atitude positiva: precisa motivar todos a seguirem com o seu melhor.
- Buscar desenvolvimento constante: trazer melhores formas de comandar de gerir os projetos.
- Aprimorar a comunicação: tanto para a apresentação das atividades quanto para auxiliar os subordinados.
“Estamos em um processo constante de evolução e caminhamos para um momento no qual o coordenador ideal será quem busca continuamente o equilíbrio entre os três pilares: físico, espiritual e mental. Sem isso, o caminho leva a extremos, os quais não trazem satisfação, realização e o sentimento de propósito, tão procurado em nossas vidas”, afirma Zenaldo Magalhães, diretor de Operações na Concentrix Brasil.
Lembrando: liderança pode e deve ser aperfeiçoada constantemente. Conte com o Nube e boa sorte!