Feliz Ano Novo! Desejamos a todos uma nova fase cheia de aprendizados, por isso veja mais nossa seleção de exposições para você aproveitar. O ano começou e com isso novas oportunidades de conhecimento surgem a todo momento. Por isso, o Nube seleciona uma série de informações sobre o mundo da arte para você expandir seus horizontes logo nos primeiros dias de 2021. Com certeza, irá aprender muito! Vamos juntos nessa?
Movimento do Romantismo
O Romantismo foi uma tendência cultural dominante no mundo ocidental no final do século 18 e início do século 19. Isso causou uma reavaliação da natureza da arte e do papel do artista na sociedade. Significativamente, a partir da década de 1790 foi um movimento autoproclamado e assim deu início a uma tradição na cultura ocidental desde então. Além disso, foi rejeitado ou ignorado pela maioria dos principais artistas. Embora seja difícil de definir com precisão, envolve essencialmente colocar a emoção e a intuição antes da razão, a crença em experiências negligenciadas pela mente racional e a importância geral do indivíduo, o pessoal e o subjetivo.
Conheça a artista Marina Abramović
Marina Abramović é uma artista performática e considerada a “avó da arte da performance". Seu trabalho explora as relações entre o artista e a plateia, os limites do corpo e as possibilidades da mente. Nascida na Iugoslávia, Abramovic teve uma infância bem difícil, com pouco afeto maternal, futuramente influenciando suas obras. Formada e pós-graduada em Belas Artes, suas performances começaram nos anos 70. Vale a pena conhecer melhor suas obras e apresentações.
10 edifícios pós-modernistas “fora desse mundo”
A arquitetura pós-moderna surgiu na década de 1960 como uma reação direta contra o minimalismo e a uniformidade favorecidos pela arquitetura moderna. O arquiteto e teórico da arquitetura Robert Venturi escreveu uma doutrina para o movimento em seu livro Complexity and Contradiction in Architecture, de 1966. O estilo optou por uma abordagem mais experimental e híbrida da arquitetura e floresceu durante as décadas de 1980 e 1990. Embora os detratores da pós-modernidade a tenham considerado “feia” e “superficial”, é difícil ignorar o impacto de seus edifícios em muitas paisagens cinzentas.
Movimento do Surrealismo
O Surrealismo foi um movimento intelectual internacional, concentrado principalmente em Paris e preocupado com os problemas do pensamento e da expressão em todas as suas formas. Os surrealistas perceberam uma profunda crise na cultura ocidental e responderam com uma revisão de valores em todos os níveis, inspirados nas descobertas psicanalíticas de Freud e na ideologia política do marxismo. Tanto na poesia como nas artes visuais essa revisão foi realizada por meio do desenvolvimento de técnicas não convencionais, das quais o automatismo foi fundamental. Os poetas parisienses formularam a teoria e a orientação surrealistas foram oficialmente identificados pelo Manifeste du surréalisme de André Breton (1924), o ensaio 'Une Vague de rêves' (outubro de 1924) de Louis Aragon e o periódico La Révolution surréaliste, publicado dois meses depois. Sob a orientação de Breton, o movimento permaneceu potente até a Segunda Guerra Mundial, sobrevivendo até sua morte em 1966.
Gostou das indicações culturais? Acompanhe as matérias, conteúdos e redes sociais do Nube para mais dicas, orientações e sugestões. Veja também nossas matérias de cursos e concursos para você se destacar no mercado de trabalho e se desenvolver cada vez mais.