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Como empreender no Brasil atual?  

Notícia | 10/12/2019

Layane Bittencourt

A situação econômica brasileira não é das melhores: nos últimos anos, o país vem enfrentando uma grave crise financeira. Contudo, cenário com 12 milhões de pessoas desempregadas começa a dar sinais de melhora: o desemprego recuou para 11,8%, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Nesse momento, o empreendedorismo por necessidade ganha forças. Diversos brasileiros arregaçam as mangas e decidem ir em busca do próprio negócio na esperança de virar o jogo. Para Pedro Superti, principal referência em Marketing de Diferenciação do Brasil, é necessário além de ter uma boa ideia, saber como gerir um empreendimento. “Sem um bom conhecimento de gestão, seu negócio não irá para frente”, afirma.

A dica é fundamental se levarmos em conta como a diminuição do desemprego está sendo impulsionada por trabalhadores informais. Segundo o IBGE, a população ocupada por esse grupo chegou a 41,3%, patamar recorde da pesquisa (iniciada em 2012). São 38,683 milhões de brasileiros atuando por conta própria. É como se o brasileiro fosse empreendedor por natureza

Em vista disso, como se diferenciar em um mercado cada vez mais competitivo? Superti dá cinco dicas fundamentais para quem quer se arriscar em uma nova empreitada.

1) Visão: você precisa ter um projeto voltado ao futuro, não para o passado. Leia sobre novas tendências, como as coisas estão mudando e perceba como estará seu negócio daqui uns anos. 

2) Autenticidade: trata-se de fazer algo pelo qual você acredita, o qual tenha personalidade, mesmo desagradando um ou outro indivíduo. Afinal, quem concorda com você, certamente, defenderá e promoverá sua marca.

3) Tenha aliados: você não vai vencer essa batalha sozinho. Traga quem, além de ser competente, concorde com sua visão e esteja dispostos a ir para batalha junto com você. 

4) Experiência: hoje, as pessoas não querem mais comprar produtos ou serviços, mas desejam vivenciar algo impactante em todos os pontos de contato com o cliente. Quem cria a melhor interação vence o jogo!

5) Valores: tenha muito claro crenças. Viva cada dia e tome cada atitude levando em consideração os ideias de sua empresa. 

Lívia Rigueiral, fundadora e CEO do Homer, do Rio de Janeiro conta um pouco sobre sua jornada como empreendedora, ainda mais em um setor predominantemente masculino. 

Criando uma plataforma pioneira de conexão entre corretores imobiliários, Lívia se destacou no mercado, contudo, para sua surpresa, também viu a oportunidade para estimular outras mulheres a seguirem seus sonhos.  "O cenário está ficando mais aberto. Hoje, um dos meus propósitos é servir de inspiração para elas colocarem em prática os seus projetos", afirma. 

Arrisque-se e encontre seu espaço!

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