A transformação digital tem potencial para beneficiar todas as áreas de uma corporação. No setor de Recursos Humanos, o high tech pode ser utilizado para tornar mais eficientes processos do dia a dia, bem como o recrutamento e manutenção de funcionários. Auxilia também na tomada de decisões estratégicas de forma a torná-las ainda mais alinhadas com os objetivos do negócio.
Para conseguir bons resultados, contudo, é necessário utilizar as ferramentas corretas e a criatividade.“Ter colaboradores motivados e engajados é um dos segredos para o sucesso de uma empresa. Por isso, a área de Recursos Humanos é estratégica e pode utilizar tecnologias e metodologias inovadoras, como Analytics e Inteligência Artificial, para obter melhores resultados nos processos e na retenção de talentos”, explica Rodrigo Pádua, vice-presidente de Gente e Cultura da Stefanini.
É muito comum as companhias buscarem novos empregados por meio de redes sociais, como o LinkedIn, por exemplo. Além disso, uma filtragem de currículos é mais rápida e eficiente quando automatizada. “Os benefícios são diversos, vão desde facilitar a vida do staff até acompanhar as tendências visando contribuir com a atração dos melhores talentos para a corporação”, afirma Fernanda Atilio, gerente de RH na SEL, em Campinas (SP).
Humanos x robôs
Contudo, ainda existe certa resistência por parte de alguns profissionais, os quais temem a eliminação dos empregos dos seres humanos. Diante do cenário, entretanto, será necessário entender o negócio de forma mais holística, compreendendo os desafios globais do estabelecimento.
Além disso, a repartição vai precisar atuar cada vez mais na geração e interpretação de bases, a fim de facilitar a tomada de decisões. A chave é usar os métodos e ferramentas para conseguir agregar valor atuando mais engenhosamente. Afinal, as mudanças vieram para ficar.
Aqui no Nube valorizamos a tecnologia aliada a competência humana. Aproveite para conhecer as vantagens dos nossos serviços de contratação de estagiários!