Mesmo existindo inúmeras ferramentas capazes de mostrar seu trabalho, o currículo continua sendo o documento mais utilizado pelas empresas. Infelizmente, a maioria dos profissionais lembra-se dele apenas quando está fora do mercado, ou insatisfeito com seu emprego atual. Ou seja, ele só é lembrado quando tem de ser utilizado. Aí está o grande problema, pois é preciso tempo para elaborar um bom perfil.
“Um currículo mal feito, além de literalmente esconder competências técnicas e comportamentais importantes, também demonstra uma postura a qual nem sempre condiz com o profissional representado”, conta Claudia Deris, gestora de carreira em Brasília. Ou seja, pode expressar um nível inferior ao cargo ofertado, desleixo e desinteresse.
Já o oposto, além de apresentar as competências, também evidencia um alguém compatível com o buscado. “Comece a se colocar do outro lado da mesa e se questione: se você recebesse uma carta com a mesma qualidade com a qual você elabora o seu documento, qual impressão teria sobre quem te escreveu?”, questiona.
Como não existe certa regra estabelecida e padronizada para sua elaboração, o processo é dificultado. Pensando nisso, Claudia apresenta três itens de total relevância:
Design
É interessante ter no máximo duas páginas, com as informações organizadas da seguinte forma:
Cabeçalho: nome completo; endereço; telefone; e-mail e redes sociais.
Perfil: onde você falará de suas habilidades técnicas e comportamentais.
Educação: escolaridade concluída, cancelada ou em andamento.
Cursos: todos os treinamentos voltados para seu ramo.
Experiência: informe o nome da empresa, do cargo ocupado, a data de entrada e saída e um breve histórico das atividades já exercidas.
Referências: é importante informar algum superior imediato.
Conteúdo
O currículo vai além de uma junção de suas informações, é o seu dossiê profissional capaz de mostrar sua melhor forma. Floreios não são necessários, vá direto ao ponto, dizendo o essencial e evidenciando o seu diferencial.
Não tenha medo de ousar
Vídeos ou outros tipos de mídia podem fazer parte do seu documento. Se você tem acesso a esses recursos invista no extra e se destaque. “A forma como você cuida do seu currículo é a forma como você cuida da sua carreira”, finaliza Claudia.
O Nube preparou um modelo especial para te auxiliar nessa tarefa. Clique aqui e veja!