Não é simples liderar uma equipe. Ainda mais quando existem cobranças dos superiores por resultados cada vez mais expressivos. Contudo, muitos gestores acabam provocando o efeito contrário, ou seja, a queda de produtividade, ao se tornarem tóxicos dentro do ambiente de trabalho. Fique por dentro!
Atitudes autoritárias e desrespeitosas podem dissolver uma liderança. Segundo pesquisa da BambooHR, um em cada cinco profissionais pede demissão devido ao chefe transferir para eles a culpa por todos os problemas. Portanto, além de prejudicar a produção, uma postura inadequada do supervisor ainda eleva o turnover. Logo, vale se atentar aos sinais.
4 características tóxicas
- Ignorar os funcionários: não levar em conta as ideias do time gera insatisfação. Por isso, escute as propostas. Afinal, o grupo merece a oportunidade de explicar a razão de querer implementá-las. Assim, se sentirão relevantes no negócio.
- Transferir a culpa: ao invés de encontrar culpados, bons diretores assumem os erros e tentam criar soluções.
- Deixar a equipe de lado: é preciso confiar nos geridos e prover autonomia, mas sem deixá-los atuando sem um guia. Além de prover instruções, é necessário dar suporte e direcionamento ao ofício.
- Focar no negativo: na hora do feedback, tratar apenas dos pontos de melhoria é um erro decisivo. Todo mundo precisa de elogio e críticas construtivas a fim de ter energia para seguir em frente se aprimorando.
Na visão de Madalena Medeiros, diretora executiva da Mobile Consultoria, em Fortaleza (CE), a devolutiva é um desafio. “Precisa-se desenvolver empatia, ser capaz de fazer uma leitura do outro, sem julgamento. O retorno eficaz produz resultados, mudança de conduta. Por isso, requer algumas ações específicas”, ressalta.
Então, além de desconstruir as características tóxicas, é preciso evoluir e criar maneiras saudáveis de gerir as pessoas. Para Carolina Garcia, diretora de RH, um ótimo começo é deixar o ego de lado. “O gerente deve interagir e verdadeiramente considerar as emoções e pontos de vista dos demais, sem manter tudo preso a ele”, explica a especialista.
Ser um líder é coordenar com respeito. Seja um gestor admirado. Conte com o Nube e boa sorte!